Família

Como ensinar crianças sobre sentimentos

Escrito por erin schreiner Google | Traduzido por marcelo couto
Como ensinar crianças sobre sentimentos

Ajude seu filho a lidar com as emoções ao ensiná-lo sobre sentimentos.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

As crianças não nascem sabendo o que são sentimentos e nem possuem um entendimento natural de como tratar as emoções que experienciam. Assim como é necessário ensinar seu filho a comer com uma colher e como usar o pinico, também deve-se fornecer a ele orientações sobre como entender e lidar com os sentimentos. Assegure-se de que seu filho esteja preparado para lidar com as emoções que vivenciar. Ensine-o, de forma explícita, o que elas são e como lidar com emoções positivas e negativas que possam aparecer.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lápis
  • Papel
  • Figuras que ilustram emoções

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Apresente lições desde pequeno. Não cometa o erro de assumir que crianças novas ainda não estão preparadas para aprender sobre emoções. Em vez disso, para colher o máximo de benefícios das lições, comece a ensinar seu filho sobre esse assunto logo que ele desenvolver a capacidade básica de falar.

  2. 2

    Estude vocabulários relacionados à emoções junto com seu filho. É mais fácil para as crianças aprenderem palavras para objetos tangíveis do que descobrir como expressar verbalmente seus sentimentos. Ajude-o a descrever o que ele está sentindo ao lhe mostrar uma lista de palavras que ilustrem emoções. Inclua as palavras "feliz" e "triste" junto com outras menos familiares, como "frustrado" e "envergonhado". Apresente cada palavra e descreva, em termos amigáveis para uma criança, o que cada uma delas significa, permitindo que ele incorpore efetivamente as palavras em seu léxico.

  3. 3

    Mostre ao seu filho figuras que representam emoções. As emoções parecem coisas muito abstratas para os pequenos, por isso você deve auxiliá-lo a desenvolver um compreendimento sobre como cada uma realmente é, mostrando imagens que representam cada emoção. Quando seu filho é muito jovem, comece com os desenhos de um rosto sorridente e um triste. Conforme ele for crescendo, incorpore fotografias reais e inclua emoções mais complexas.

  4. 4

    Leia livros que mostrem situações emocionais. Especialmente quando estiver ensinando crianças sobre emoções que elas ainda não experienciaram pessoalmente, e a literatura pode ser uma ferramenta muito útil. Se, por exemplo, estiver ensinando uma criança muito nova sobre tristeza, um livro que apresente uma criança que perde um brinquedo pode fornecer um meio de entender a emoção mais completamente. Para crianças mais velhas, experimente um livro no qual o protagonista experiencia uma morte na família, dando a ele a oportunidade de entender uma variedade ainda mais ampla de emoções.

  5. 5

    Discuta sobre emoções frequentemente com seu filho. Conforme ele começa a entender como processar as próprias emoções, é útil ter alguém com quem conversar. Integre-se ao perguntá-lo como se sente ao longo dos dias. Não deixe seu filho ir embora com respostas de uma única palavra ao entrar nessas discussões sobre sentimentos. Em vez disso, faça perguntas que o forcem a realmente pensar sobre seus sentimentos.

  6. 6

    Compartilhe seus sentimentos com seu filho. Primeiramente, as emoções podem ser assustadoras para crianças. Ajude a tirar um pouco do medo do processo de experienciar sentimentos profundos ao mostrá-lo que todo mundo possui emoções. Quando a criança lhe der detalhes sobre sentimentos, faça o mesmo e divida suas emoções com ele, pois, ao fazer isso, permitirá que ele veja que emoções são algo comum.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media