Como ensinar uma lição dinâmica da Bíblia

Escrito por derek m. kwait | Traduzido por erika f curto
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Como ensinar uma lição dinâmica da Bíblia
A sabedoria da Bíblia irradia para fora da página quando os professores conseguem troná-la viva (NA/Photos.com/Getty Images)

Na vivência a Bíblia, os crentes afirmam que suas lições são dinâmicas, válidas para todos os tempos e em todos os lugares. No entanto, considerando que muitas das histórias da Bíblia são expressas na cultura do antigo Oriente Médio, esse é um conceito difícil de aceitar para muitas pessoas modernas. Ao usar o melhor do pensamento e da cultura modernos para mostrar como as lições da Bíblia são relevantes hoje em um ambiente enérgico, envolvente e de atmosfera aberta, os professores podem fazer com que os textos que adoram se tornem vivos e criem toda uma nova geração de crentes.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

    Preparação

  1. 1

    Leia a Bíblia para encontrar uma história que sinta que possa entrar em ressonância com seus alunos e escolha uma lição central a partir dela. Um exemplo seria a história de José e a lição do perdão.

  2. 2

    Procure fontes para essa mesma lição e seu oposto. A história de José torna isso fácil com o filme "José e o manto de mil cores", mas, entre outros exemplos, estão a mudança da atitude de Harry (Potter) em relação a Snape após descobrir sua verdadeira natureza, no final da série "Harry Potter", como um exemplo de perdão em função de maior evidência, ou o encargo no leito de morte do Rei Davi à Salomão para punir todos os seus inimigos restantes, como um contra-exemplo de perdão bíblico. Escritos de psicólogos e filósofos também podem gerar um grande material de discussão.

  3. 3

    Anote perguntas com base nesses materiais para discussão. Para o tema de José e o perdão, entre as perguntas, podem estar: ele estava certo em perdoar seus irmãos? Foi justo testá-los como o fez? Você o faria? Como essas circunstâncias diferem da de Davi? Como as situações entre Harry e Snape comparam-se a José e seus irmãos? O que Jung (psiquiatra fundador da psicologia analítica) diria sobre essa história?

  4. 4

    Faça cópias da história da Bíblia, tópicos de discussão e outros recursos, se possível, de modo que os alunos possam ter os materiais para si, tomar notas, e citá-los prontamente.

    Lição

  1. 1

    Distribua os principais materiais bíblicos. Após dar aos alunos a oportunidade de lê-los e refletir, pergunte suas reações.

  2. 2

    Introduza um incidente pessoal de sua vida envolvendo a lição e compare-o ao exemplo estabelecido na história. Após terminar, incentive os alunos a fazerem o mesmo.

  3. 3

    Distribua os materiais de discussão. Dê aos alunos a oportunidade de ler e pensar sobre isso.

  4. 4

    Oriente a conversa em torno da lição fundamental a ser aprendida e dialogue. O objetivo de uma lição bíblica dinâmica não é dizer aos alunos que devem ser mais tolerantes, e sim que pensem criticamente sobre essas questões em relação às suas próprias vidas e suas visões sobre o mundo.

Dicas & Advertências

  • Não seja excessivamente moralista ou entre na aula com noções preconcebidas de como quer exatamente que a aula prossiga. Tenha um esquema básico e deixe que as vozes de seus alunos deem forma à discussão.

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