Ergonomia e postura correta

Escrito por kyra sheahan | Traduzido por mário candi tsuge
Ergonomia e postura correta

Manter seus pulsos em uma posição neutra pode impedir a lesão por digitação

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A ergonomia nos ensina que existe uma forma correta e errada para levantar caixas pesadas e digitar no teclado de um computador. Praticar uma boa postura tem muito a ver com minimizar lesões ocupacionais por sentar-se em posições estranhas. A boa notícia é que com a ergonomia, podemos dizer adeus para aquelas dores de pescoço por ter ficado horas no telefone, entre outras dores.

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Definição

De acordo com a Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), a ergonomia é a ciência que examina como as funções do seu trabalho (incluindo as ferramentas que você usa) influenciam sua saúde física e conforto. O objetivo da ergonomia é criar espaços e ferramentas de trabalho que promovam ambientes sem lesões. A AOTA explica que a boa ergonomia mantém empregados confortáveis, de uma maneira que promove a saúde e a segurança.

Posturas para se sentar

A Divisão de Saúde e Segurança (DOHS) explica que é difícil para nossas costas ficar sentado por longas durações, pois isso coloca pressão sobre a nossa coluna vertebral. Então, a ergonomia determina uma postura adequada para se sentar que pode ajudar a acabar com as dores no corpo. De acordo com a DOHS, a ergonomia sugere sentar-se na posição vertical, evitar cruzar as pernas, manter as costas apoiadas na cadeira e pressionar os pés no chão.

Posturas no computador

A postura de computador tem a ver com como posicionamos nosso corpo ao sentar na frente de um computador. O trabalho de computador é uma função comum, então existem maneiras de evitar dores no pulso e rigidez no pescoço. De acordo com a DOHS, os braços devem estar relaxados ao digitar em um teclado ou usar o mouse do computador, os pulsos devem permanecer em uma posição neutra e você deve situar o computador perto o suficiente para que você não precise estender muito os braços para usá-lo. Para evitar a rigidez no pescoço, verifique se sua tela está ao nível dos olhos (ou um pouco abaixo).

Postura para levantar peso

Se seu trabalho exige levantar peso leve ou pesado, é importante saber da regra de ouro ergonômica: levante com suas pernas, não com as costas! De acordo com o Medline Plus, um site que fornece informações confiáveis de saúde, levantar com as pernas pode impedir lesões dorsais pois alivia a pressão de sua espinha e a redistribui para as pernas.

Lesão por esforço repetitivo

O Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrames explica que as lesão por esforço repetitivo (condições musculares) são causadas pela repetição dos mesmos movimentos, ou por permanecer na mesma posição por muito tempo. Falar no telefone, por exemplo, é um movimento repetitivo que pode causar rigidez ocupacional no pescoço.

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