Como escrever um plano de lição para crianças do pré-escolar

Escrito por jo pick | Traduzido por rúben carlos esteves
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Como escrever um plano de lição para crianças do pré-escolar
Conversar com os colegas de trabalho sobre seus planos é muitas vezes benéfico (Jenny Acheson/Stockbyte/Getty Images)

Os vários estados que compoêm os Estados Unidos da América têm desenvolvido padrões ou objetivos para a pré-escola, dizendo aos professores o que os alunos devem saber para estarem prontos para o primário quando tiverem cinco anos. Por exemplo, o estado da Virgínia afirmou que as crianças deviam ser capazes de "seguir instruções orais simples". Os objetivos escolhidos pelo estado são divididos em categorias. As oito categorias seguintes são típicas: língua, alfabetização, matemática, ciência, história e geografia, arte e música, desenvolvimento social e desenvolvimento físico. Os professores têm de considerar estes objetivos e as categorias descritas quando escrever seus planos de lição.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Considere os temas específicos para cada categoria de objetivos. Os temas típicos de matemática incluem números, formas e dinheiro. Os temas de ciência incluem os planetas, os animais e as plantas. Os temas de arte e música incluem cores e instrumentos musicais.

  2. 2

    Se você gasta uma semana para cada um dos temas, você precisa de uma página para cada um deles. No topo da página, registe o número da semana e o tema. Use a metade de cima da página para atividades dirigidas pelo professor e a outra metade para as tarefas dos alunos, sejam elas livres ou não. Se você tem uma atividade dirigida pelo professor durante a manhã e outra durante a tarde e se os alunos frequentam a pré-escola 5 dias por semana, divida a metade superior da sua página em 10 colunas. Use duas colunas para cada dia da semana, alternando as atividades destinadas ao período da manhã ou da tarde. Se você tem oito categorias, atribua cada uma delas a um horário matutino ou vespertino de segunda a quinta-feira. Por exemplo, você pode atribuir uma aula de línguas a um horário matutino na segunda-feira e a uma de alfabetização a um horário vespertino no mesmo dia. Mantenha as últimas duas colunas livres para visitas de estudo ou outras atividades especiais. Faça uma lista dos centros de atividade direcionados para crianças na parte de baixo e na lateral esquerda da folha, começando a escrever a partir de metade da página.

  3. 3

    Crie atividades pertinentes ao tema da semana para cada um dos oito horários de trabalho dirigidos pelo professor. Por exemplo, durante a semana reservada para o tema do dinheiro, as crianças podem etiquetar os "pennies, níckels, dimes e quarters" durante a aula da língua; identificar as letras iniciais nas palavras "penny, nickel, dime e quarter" durante a aula de alfabetização; aprender que um "penny" vale um centavo e que um "nickel" vale cinco centavos e assim sucessivamente durante a lição de matemática; usar um microscópio para examinar a gravação e a imagem em cada uma das moedas durante a lição de ciência; estudar as moedas de outros países usando a geografia; falar sobre a partilha e a caridade durante a aula de desenvolvimento social; desenhar o molde do dinheiro durante a aula de arte; fazer uma gincana para procurar moedas durante a aula de desenvolvimento físico e ouvir a conversa de um banqueiro sobre contas corrente e poupança na lição de sexta-feira.

  4. 4

    Faça uma lista com materiais relacionados para cada um dos temas nos centros de ensino para crianças no final da página. Os professores podem, por exemplo, juntar uma caixa registadora, um talão de cheques e vestuário de banqueiro ao centro de arte e juntar livros relevantes sobre o dinheiro à sala de leitura.

Dicas & Advertências

  • Avalie a performance dos alunos depois de cada atividade e registre quaisquer mudanças necessárias.
  • Antes de cada evento, verifique se os materiais e a equipe estão disponíveis.

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