Como escrever uma proposta para uma intervenção de desenvolvimento organizacional

Escrito por joynicole martinez | Traduzido por fabiana silva
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Como escrever uma proposta para uma intervenção de desenvolvimento organizacional
Os dados são necessários para a elaborar a proposta (Zeitmanagement image by Carasophie from Fotolia.com)

Os níveis de intervenções de desenvolvimento organizacional variam de acordo com a organização na qual estão sendo implementados e com o processo para o qual foram planejados. Normalmente, as intervenções são projetadas para os grupos, à medida que os gerentes e líderes compreendem a importância da equipe para o sucesso da organização. Uma intervenção de desenvolvimento organizacional refere-se aos processos elaborados para impactar ou modificar o desempenho dos papéis, dos objetivos ou dos processos de um grupo ou de uma estrutura ou estratégia organizacional.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Dados coletados a partir de entrevistas, pesquisas, observações e arquivos
  • Dados de feedback
  • Currículos dos membros da equipe
  • Formulários de implementação
  • Ferramentas de avaliação

Lista completaMinimizar

Instruções

    Crie as seções da proposta

  1. 1

    Forneça uma visão geral resumida do projeto, dos métodos para coleta de dados e do feedback dos dados. Descreva a finalidade do projeto, liste os principais interessados e inclua um histórico conciso da empresa. Inclua o nome do consultor que fará a implementação ou as qualificações do diretor de recursos humanos na seção de visão geral/introdução. Prepare o leitor para as seções seguintes.

  2. 2

    Descreva os comportamentos ou padrões de comportamento dos grupos de trabalho que impedem a eficiência máxima e geram necessidades de mudança. Inclua informações que mostrem como a intervenção está alinhada com os objetivos estratégicos da organização. Justifique cada afirmação apresentando os dados estatísticos e a documentação, que foram reunidos a partir das entrevistas pessoais realizadas com os membros do grupo, das pesquisas ou da consulta aos arquivos da empresa. Cite alguns especialistas para confirmar as afirmações.

  3. 3

    Liste os objetivos primários, os secundários e as suposições. Os objetivos devem ser mensuráveis e quantificáveis. Identifique as unidades de medida utilizadas para descrever as mudanças de desempenho ou de comportamento. Atribua um valor em reais para cada unidade de medida.

  4. 4

    Descreva exatamente como os objetivos primários e secundários serão alcançados dentro do prazo acordado no contrato. Inclua os processos e as razões que justificam a escolha das abordagens e das projeções de resultados. Identifique os recursos necessários. Inclua uma declaração de suposições e de considerações éticas.

  5. 5

    Indique o período no qual os programas de treinamento serão oferecidos. Inclua o início e o término das atividades importantes, como a simulação de negociação. Divida os objetivos em marcos com tempo estipulado. Atribua tarefas e responsabilidades para os membros da equipe e para o pessoal envolvido, indicando claramente os prazos. O cronograma será utilizado para monitorizar e avaliar cada processo e para garantir o cumprimento dos objetivos.

  6. 6

    Identifique a equipe que trabalhará para implementar o plano. Inclua o grau de instrução, a experiência e as qualificações de cada um deles. É adequado apresentar o currículo de cada membro da equipe.

    Preparando um orçamento e os anexos

  1. 1

    Calcule os custos com o pessoal administrativo, com os equipamentos e com outros recursos. Os custos de avaliação e realização do programa devem ser incluídos. Calcule o total dos custos diretos do serviço. Inclua custos indiretos como aqueles associados à substituição da equipe durante o treinamento, se necessário. Considere os custos com hora extra e de perda de produção, caso o treinamento cause atraso nas linhas de produção. Assegure-se de que os custos estejam alinhados com as expectativas de qualidade e com o prazo.

  2. 2

    Indique fontes de financiamento alternativas. Inclua fontes dentro da empresa, como outros departamentos ou divisões, que poderão emprestar recursos enquanto o treinamento estiver em andamento. Inclua fontes do governo ou outros meios de ajuda para a empresa, enquanto ela faz as transições.

  3. 3

    Junte informações adicionais que sejam relevantes, como os formulários e as ferramentas de avaliação que serão usadas durante a implementação.

Dicas & Advertências

  • Se você estiver atuando como um consultor, o contrato será o guia decisivo dos resultados que devem ser esperados e adicionados à proposta.

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