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Como escrever uma proposta para uma intervenção de desenvolvimento organizacional

Atualizado em 17 abril, 2017

Os níveis de intervenções de desenvolvimento organizacional variam de acordo com a organização na qual estão sendo implementados e com o processo para o qual foram planejados. Normalmente, as intervenções são projetadas para os grupos, à medida que os gerentes e líderes compreendem a importância da equipe para o sucesso da organização. Uma intervenção de desenvolvimento organizacional refere-se aos processos elaborados para impactar ou modificar o desempenho dos papéis, dos objetivos ou dos processos de um grupo ou de uma estrutura ou estratégia organizacional.

Instruções

Os dados são necessários para a elaborar a proposta (Zeitmanagement image by Carasophie from Fotolia.com)

    Crie as seções da proposta

  1. Forneça uma visão geral resumida do projeto, dos métodos para coleta de dados e do feedback dos dados. Descreva a finalidade do projeto, liste os principais interessados e inclua um histórico conciso da empresa. Inclua o nome do consultor que fará a implementação ou as qualificações do diretor de recursos humanos na seção de visão geral/introdução. Prepare o leitor para as seções seguintes.

  2. Descreva os comportamentos ou padrões de comportamento dos grupos de trabalho que impedem a eficiência máxima e geram necessidades de mudança. Inclua informações que mostrem como a intervenção está alinhada com os objetivos estratégicos da organização. Justifique cada afirmação apresentando os dados estatísticos e a documentação, que foram reunidos a partir das entrevistas pessoais realizadas com os membros do grupo, das pesquisas ou da consulta aos arquivos da empresa. Cite alguns especialistas para confirmar as afirmações.

  3. Liste os objetivos primários, os secundários e as suposições. Os objetivos devem ser mensuráveis e quantificáveis. Identifique as unidades de medida utilizadas para descrever as mudanças de desempenho ou de comportamento. Atribua um valor em reais para cada unidade de medida.

  4. Descreva exatamente como os objetivos primários e secundários serão alcançados dentro do prazo acordado no contrato. Inclua os processos e as razões que justificam a escolha das abordagens e das projeções de resultados. Identifique os recursos necessários. Inclua uma declaração de suposições e de considerações éticas.

  5. Indique o período no qual os programas de treinamento serão oferecidos. Inclua o início e o término das atividades importantes, como a simulação de negociação. Divida os objetivos em marcos com tempo estipulado. Atribua tarefas e responsabilidades para os membros da equipe e para o pessoal envolvido, indicando claramente os prazos. O cronograma será utilizado para monitorizar e avaliar cada processo e para garantir o cumprimento dos objetivos.

  6. Identifique a equipe que trabalhará para implementar o plano. Inclua o grau de instrução, a experiência e as qualificações de cada um deles. É adequado apresentar o currículo de cada membro da equipe.

    Preparando um orçamento e os anexos

  1. Calcule os custos com o pessoal administrativo, com os equipamentos e com outros recursos. Os custos de avaliação e realização do programa devem ser incluídos. Calcule o total dos custos diretos do serviço. Inclua custos indiretos como aqueles associados à substituição da equipe durante o treinamento, se necessário. Considere os custos com hora extra e de perda de produção, caso o treinamento cause atraso nas linhas de produção. Assegure-se de que os custos estejam alinhados com as expectativas de qualidade e com o prazo.

  2. Indique fontes de financiamento alternativas. Inclua fontes dentro da empresa, como outros departamentos ou divisões, que poderão emprestar recursos enquanto o treinamento estiver em andamento. Inclua fontes do governo ou outros meios de ajuda para a empresa, enquanto ela faz as transições.

  3. Junte informações adicionais que sejam relevantes, como os formulários e as ferramentas de avaliação que serão usadas durante a implementação.

Aviso

  • Se você estiver atuando como um consultor, o contrato será o guia decisivo dos resultados que devem ser esperados e adicionados à proposta.

O que você precisa

  • Dados coletados a partir de entrevistas, pesquisas, observações e arquivos
  • Dados de feedback
  • Currículos dos membros da equipe
  • Formulários de implementação
  • Ferramentas de avaliação
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