Como deve ser o espaço de uma sala de aula para alunos do jardim de infância

Escrito por kara bietz | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como deve ser o espaço de uma sala de aula para alunos do jardim de infância
Considere o layout ao planejar a sua sala de aula da educação infantil (Comstock/Comstock/Getty Images)

Ao planejar um espaço de sala de aula para crianças do jardim de infância, você deve levar vários fatores em conta. Por exemplo, você precisará saber quantas crianças estarão presentes em sua sala de aula a fim de estimar corretamente o espaço total necessário.

Outras pessoas estão lendo

Número de alunos

A coisa mais importante a considerar quando se planeja o espaço para uma sala de aula da educação infantil é quantos alunos estarão presentes na turma. Uma regra valiosa, de acordo com diversas associações de educação de crianças e jovens é a de fornecer pelo menos 35 a 40 metros quadrados por criança na classe. Por exemplo, para uma turma de 20 alunos, a metragem quadrada total da sala não deve ficar abaixo de 700 a 800 metros quadrados.

Configuração da sala de aula

Depois de ter as dimensões do conjunto de sala de aula, você terá de decidir a melhor forma de otimizar o espaço que lhe foi dado. Lembre-se de reservar um espaço para cada aluno para guardar seus pertences pessoais, como escaninhos ou armários. Cabides são uma boa ideia, mas não são necessários. Todas as crianças também devem ter um lugar para sentar-se na sala de aula, com mesas e cadeiras separadas ou conjugadas. Cada espaço da cadeira e da mesa deve ser rotulado com os nomes das crianças. As mesas proporcionam espaços para as crianças para deixarem seus pertences, tais como lápis e livros, mas as cadeiras conjugadas com a mesa ocupam menos espaço. Ambos são apropriados para uma sala de aula da educação infantil. Você pode agrupar as mesas formando grupos de quatro a seis carteiras ao invés de manter mesas individuais, ocupando muito espaço.

Espaço externo

Pense em quanto espaço ao ar livre que você terá disponível para seu uso. Se a sala de aula da educação infantil tiver o seu próprio parque ou espaço de recreio ao ar livre, você poderá levar alguns de seus objetos e materiais para fora da sala de aula, conservando o espaço interior. Considere deslocar objetos grandes, tais como blocos de construção, mesa de multi atividades e materiais de arte, a fim de criar mais espaço dentro da sala de aula. Se o seu espaço ao ar livre tiver telhado ou toldo, poderá tiver vários outros objetos.

Outras considerações

Ao criar o seu espaço, leve em consideração os tipos de atividades que seus alunos farão. Além de mesa e carteiras, você também pode precisar de um grande tapete ou um espaço para a realização de círculo. Lembre-se de reservar espaços para jogos de dramatização e projetos de arte com materiais manipuláveis. Muitas fontes de jogos da educação infantil, tais como materiais de arte, blocos de construção e outros brinquedos, podem ser armazenados em caixas abertas nas prateleiras e serem trazidos para as mesas na hora da brincadeira. O armazenamento correto destes materiais pode ajudar a conservar o espaço da sala de aula.

Uma consideração importante quando a criação de uma sala de aula da educação infantil é código de incêndio. O corpo de bombeiros de sua cidade será capaz de dizer quantas saídas de emergência devem existir, assim como ajudar a esclarecer que tipo de decoração você poderá colocar nas paredes e tetos da sala de aula. A partir do momento que terminar a inspeção do corpo de bombeiros, você poderá fazer estas perguntas aos profissionais quando estes estiverem visitando sua sala de aula para a inspeção. Caso contrário, ligue para o Corpo de Bombeiros de sua cidade para saber sobre essas regras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível