Como o estilo democrático pode influenciar uma sala de aula

Escrito por robert russell | Traduzido por tiele machado
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Como o estilo democrático pode influenciar uma sala de aula
Aulas democráticas encorajam a participação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Manter ordem e disciplina em sala de aula é essencial para criar um ambiente de aprendizado construtivo para as crianças. O modelo tradicional de gestão era autoritário, baseado em medo e intimidação. Isso afetava não apenas o ambiente da classe, mas também o modo de aprendizado dos alunos. Um modelo autoritário considera as crianças como aprendizes passivos que aprendem pela memorização mecânica. O avanço em direção a um estilo mais inclusivo e democrático foi introduzido pelo filósofo americano John Dewey e pelo psicólogo suíço Jean Piaget, entre outros. Uma sala de aula democrática é mais fácil de administrar e cria um ambiente de aprendizado mais rico.

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Princípios

A aplicação das técnicas democráticas em sala de aula proporciona a criação de um ambiente mais condutivo à aprendizagem. Ela também estabelece uma fundação para educar as crianças sobre a democracia e a sociedade civil de uma maneira mais prática e concreta. Para ajudar a motivá-las, o professor pode começar as aulas com uma breve discussão sobre os princípios democráticos. Alguns princípios importantes são o respeito e confiança mútua, a relação ente direitos e responsabilidades. Eles também incluem: liberdade de expressão, troca aberta de ideias, e a tolerância de outras opiniões.

Reuniões

Estabeleça uma reunião semanal de turma. Crie um fórum para os alunos discutirem e refletirem sobre os problemas em sala de aula de uma maneira construtiva e democrática. As diretrizes básicas incluem: definir um aluno por semana como líder de discussão; arranjar as cadeiras em um círculo ou quadrado inclusivo; e encorajar o comportamento respeitoso, onde os alunos possam participar se eles desejarem. O professor deve escutar e não dominar a reunião. As decisões e soluções para os problemas devem ser decididas em conjunto. Assim, as crianças conseguem ver a importância de se envolver no processo de fazer decisões. Elas também aprenderão a expressar frustrações, ansiedades e preocupações em um contexto institucional.

Ambiente inclusivo

Um dos principais objetivos de uma sala de aula democrática é criar um ambiente mais inclusivo. Isso encoraja a participação e o envolvimento ao invés do aprendizado passivo. Esse último, em muitos casos, conduz facilmente à uma sensação de desinteresse e desligamento entre os alunos. O professor deve encorajar a discussão e o debate, ao invés de simplesmente palestrar para os alunos durante todo o período de aula. Ao mesmo tempo, o educador é responsável por liderar e guiar a discussão.

Capacitação e confiança

Um ambiente democrático proporciona um contexto onde as crianças são encorajadas a participar. Isso ajuda a criar uma sensação de capacidade e auto-confiança. Um ambiente mas inclusivo também permite que as crianças desenvolvam suas habilidades de oratória e resolução de problemas.

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