Estratégias para viver com uma pessoa narcisista

Escrito por cassandra cochrun | Traduzido por valéria magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O narcisismo é um termo geral para uma ampla variedade de comportamentos. De acordo com a Medical News Today, ele pode ser descrito em uma escala de 1 a 10, sendo o primeiro um narcisismo saudável e o último um narcisista patológico ou com um transtorno da personalidade narcisista. Se estiver vivendo com alguém que exibe tendências narcisistas, é importante entender sobre a pessoa, aprender formas de lidar com o comportamento e saber quando você deve sair de cena.

Outras pessoas estão lendo

Sobre

Aprender sobre o narcisismo irá ajudá-lo a identificar-se, o máximo possível, com a pessoa que está vivendo. É importante saber que as pessoas com transtorno da personalidade narcisista (TPN) podem achar que é impossível sentir compaixão - às vezes eles provocam, insultam ou atormentam outras pessoas, não para ferir seus sentimentos, mas porque eles acham que é divertido. O TPN faz com que elas se sintam como se fossem deuses, por isso as regras não se aplicam a elas. Elas podem ter uma noção irreal de si mesmas, com fantasias de grande poder, sucesso ou inteligência. De acordo com a Medical News Today, as pessoas com TPN não têm a capacidade de sentir empatia ou compaixão pelos outros.

O que você também deve saber é que, às vezes, o narcisista sofre. Por causa de seus ideais exagerados sobre o que ele deve ser, muitas vezes ele fica para baixo. É por isso que tornam-se frustrados ou até raivosos - não para punir outras pessoas, mas ele mesmo.

Estratégias

Viver com um narcisista exige uma negociação. É importante lembrar que você não pode mudar as pessoas, pode apenas se adaptar a elas. A primeira coisa que deve fazer é ter uma discussão aberta e honesta com o narcisista. Fale sobre os seus limites e os dele. Discuta as coisas que ele faz que podem ser fáceis de aprender a viver com e outras que são inaceitáveis. Vale discutir também algumas coisas que pode mudar em si mesmo que possam ajudá-lo, bem como as coisas que você não irá fazer.

Mesmo após essa discussão, as coisas provavelmente não irão ficar completamente resolvidas. O narcisista ainda pode fazer coisas para decepcioná-lo, como colocá-lo para baixo ou gritar com você. Se ficar incomodado, a melhor maneira de lidar com isso é deixar de lado (ignorando-o ou retirando-se da situação), pois mesmo que tente discutir, as coisas não irão melhorar.

Sair de cena

Uma vez que é muito difícil mudar um narcisista, caso esteja enfrentando uma perda de auto-estima ou ache que simplesmente não consegue lidar com a situação, pense na possibilidade de ir embora. A Medical News Today criou o termo "síndrome da vítima de narcisismo", pois muitas pessoas que vivem com eles se tornam deprimidas, têm distúrbios de ansiedade ou, até mesmo, experimentam pensamentos suicidas. Se estiver tendo algum destes sintomas, pode ser a hora de sair de cena.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível