Exercícios de autoafirmação e pensamento positivo

Escrito por alyson paige | Traduzido por luigi bahia
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Exercícios de autoafirmação e pensamento positivo
Lembre-se de momentos felizes, para retomar o bom humor (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Autoafirmações e o pensamento positivo são maneiras de reprogramar a sua mentalidade, para criar um ambiente interior favorável, substituindo o pensamento negativo e a autopunição. Pratique estas técnicas falando de si ou da pessoa-alvo de maneira benevolente, criativa e saudável.

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Função

As autoafirmações são uma maneira de enviar ao seu subconsciente mensagens positivas como substitutas para o diálogo interno negativo, que pode inibir o desenvolvimento pessoal e o bem-estar físico. No artigo, "The Ultimate Secrets of Truly Effective Affirmation Techniques", Song Chengxiang explica que as afirmações orientam a mente subconsciente sobre o que acreditar e a mente então torna as crenças em realidade. Pratique autoafirmações e exercícios de pensamento positivo, para ganhar vitalidade física e mental. Você poderá experimentar a vida de uma forma emocional mais equilibrada. Seu sucesso material se enraíza a partir das sementes que você planta na sua mente.

Aspectos

Afirmações e exercícios de pensamento positivo têm certos atributos. Se pretender se beneficiar com as autoafirmações, procure por estas características. Song Chengxiang explica que sua mente subconsciente tem que acreditar na afirmação. Se, por exemplo, você diz a si mesmo: "eu peso 54 quilos", e pesa 90, sua mente subconsciente não vai acreditar na mensagem. Ela não é verdadeira. Diga, em vez disso, "eu escolho pesar 54 quilos". Escolha afirmações que despertam emoções que se comuniquem com a mente subconsciente. Uma maneira de provocar uma resposta emocional é visualizar um resultado feliz. Feche os olhos e veja-se vivendo na casa dos seus sonhos ou fazendo o trabalho que você gosta. Com o tempo, essa imagem vai plantar-se em sua mente subconsciente, que acreditará que a imagem é verdadeira. Afirmações devem evocar uma resposta emocional. Veja-se em uma situação e sinta a felicidade, o amor ou a satisfação. Use afirmações e exercícios de pensamento positivo adaptando-os para o tempo presente, de forma pessoal para sua vida e em termos positivos. Diga: "eu gosto de perder peso", em vez de "eu não vou estar acima do peso".

Técnicas

Qualquer frase pode ser uma afirmação. Pratique as seguintes afirmações e então crie suas próprias afirmações, baseadas em seus sonhos e objetivos. Diga uma frase para si mesmo, escreva-a em um post-it e coloque-o onde o verá frequentemente ou faça rabiscos sobre a frase, em tempos livres. O autor de livros de autoestima Karl Perera nos dá diretrizes para começar a praticar afirmações. Sugestões de Perera incluem "eu mereço a felicidade e o sucesso", "eu tenho tudo que eu preciso para mudar para melhor" e "eu te perdoo (preencher o espaço em branco)". A verdade sobre os pensamentos negativos é que eles geralmente são falsos. O site RN Central oferece exercícios de pensamento positivo. Se pensar em uma ideia negativa, como "ninguém gosta de mim", pergunte-se se essa afirmação é realmente verdadeira. Se tiver amigos e familiares que cuidam de você, faça uma lista dessas pessoas. Mesmo se houver apenas uma pessoa na lista -- como sua mãe -- você vai comprovar que seu pensamento negativo é falso. RN Central sugere substituir um pensamento negativo com um pensamento positivo. Se, por exemplo, pensar "eu odeio a minha vida", apague esse pensamento, pensando ou dizendo: "eu amo meus amigos". Como seus amigos fazem parte da sua vida, você vai reforçar os bons aspectos da sua vida. Faça uma lista de gratidão. Quando não conseguir encontrar nada de bom na sua vida ou quando sentir medo do amanhã, pare e tome um tempo para escrever o que o traz um sentimento de gratidão ou alegria. O ato de escrever e os elementos da lista podem ajudar a trazê-lo para fora de um abismo emocional.

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