Exercícios para pé chato

Escrito por dale yalanovsky | Traduzido por josciel sousa
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O pé plano – pé chato, como é comumente chamado – pode ocorrer naturalmente ao nascimento ou aparecer lentamente através do processo de envelhecimento, que afeta tanto as cartilagens quanto os ligamentos do pé.

Conhecido cientificamente como "pes planus", um pé chato não possui a escavação regular na planta do pé, mas existem maneiras de melhorar a escavação dos pés através de exercícios e calçados apropriados.

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Exercícios básicos

Um bom exercício inicial consiste de sentar-se em uma cadeira com uma toalha no chão em baixo dos seus pés. Simplesmente puxe a toalha com os seus dedos, juntando ela embaixo dos seus pés. Faça várias sessões diariamente e, quando o seu pé ficar forte o suficiente, comece a fazer esse exercício levantado.

Outro bom exercício é o levantamento com as panturrilhas. Ele é feito com os seus pés na borda de um degrau, abaixando o tornozelo e, em seguida, levantando todo o corpo, até que o cotovelos voltem a ficar no nível dos dedos. Faça isso várias vezes por dia.

Você pode usar esse mesmo degrau para fazer um exercício oposto. Se sustente com os tornozelos e deixe que seus dedos fiquem livres e, em seguida, sem se curvar para trás, flexione seus dedos para cima até que eles fiquem no nível dos tornozelos. Também faça isso várias vezes por dia.

Usando os calçados corretos

Adquira um bom par de tênis de corrida ou de caminhada com arcos altos. Esses arcos exercitam automaticamente o seu pé toda vez que você caminha e naturalmente irá modelar um novo arco em seus pés.

Se isso não for possível, um arco ortopédico pode ser inserido em um tênis regular. Isso produz o mesmo efeito de um tênis com um arco alto além de que pode também ser colocado em calçados sociais.

Além disso, evite usar calçados planos ou de salto alto. Esses tipos de calçados não ajudam a criar um arco nem exercitam os músculos que o compõem e, se houver dor durante o uso desses calçados, eles devem ser descartados.

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