Saúde

Exercícios para a dor na panturrilha

Escrito por tara duggan | Traduzido por josé fabián
Exercícios para a dor na panturrilha

Evite lesões nas panturrilhas fazendo exercícios regularmente

A dor na panturrilha pode ser causada por um esforço excessivo ou uma cãibra devida ao endurecimento das artérias e, como acontece com lesões em outros músculos, a solução imediata mais simples é descansar, colocar gelo, comprimir e elevar. Após o alívio da dor, um programa de reabilitação que inclua exercício moderado assegurará uma volta rápida às atividades normais. Parar de fumar também contribuirá ao bem-estar geral. Consulte um profissional da saúde se a dor for aguda ou durar mais de três dias.

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Causas

A panturrilha (a parte posterior da perna) se compõe de três músculos. A dor aguda em algum deles pode indicar um rompimento, recomendando-se buscar atenção médica imediata. O tendão de Aquiles, que os conecta ao calcanhar, também pode se romper e causar dor na região.

Sintomas

Problemas de circulação e nas articulações (manifestadas através de inchaços e contusões) podem resultar em dores na panturrilha. Se os sintomas crônicos forem intermitentes, eles poderão ser tratados aplicando-se calor e realizando um alongamento antes de um exercício.

Alongamento

Dedique 20 minutos a alongar os músculos da panturrilha antes de realizar exercícios. Tente o seguinte: 1) Alongue e toque os dedos dos seus pés mantendo a posição por 10 segundos. Repita 10 vezes. 2) De frente a uma parede, coloque uma perna para trás e estique a panturrilha apoiando todo o pé no chão. Repita com a outra perna. Tente completar 10 repetições. 3) De pé em umas escadas (segurando o corrimão ou a parede), eleve as panturrilhas levando o tornozelo o mais alto que puder e descendo lentamente. Repita 10 vezes. 4) Fique em pé com uma perna dobrada na frente e a outra estendida atrás (com os joelhos retos). Abaixe o seu corpo flexionando o joelho da frente e segure a posição por 10 segundo. Repita com a outra perna. Faça 10 repetições. 5) Olhando para uma parede com ambos joelhos flexionados, coloque o seu calcanhar direito no chão com os dedos subindo pela parede. Em seguida, endireite os joelhos e leve o seu corpo em direção à parede para segurar a posição por 10 segundos. Repita com a perna esquerda. Faça 10 repetições. Ande mais a cada dia para alongar os músculos da panturrilha e beba muita água nos dias quentes para se manter hidratado e com uma ótima saúde.

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