Mais
×

Exercícios para evitar a síndrome da cabeça caída

Atualizado em 13 junho, 2017

O advento das tecnologias e o aumento do sedentarismo está causando enormes estragos no corpo das pessoas. A síndrome da cabeça caída é caracterizada por uma postura curvada que conduz à dores musculares, fraqueza e alterações na coluna vertebral com a idade. De acordo com o site Neck Solutions, para cada centímetro que a sua cabeça move para frente, o peso sustentado pelo seu pescoço aumenta cerca de cinco quilos. Com a prática de exercícios corretos, você pode melhorar a sua postura e reduzir os efeitos da síndrome.

Músculos fracos podem causar posturas erradas e conduzir à síndrome da cabeça caída (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Flexão lateral

A flexão lateral ajuda a soltar os músculos da parte superior das costas e pescoço. Para fazer esse exercício, mova gentilmente a sua cabeça para o lado aproximando o seu ouvido de seu ombro. Não levante o ombro nem estique o pescoço. Você deve sentir uma suave puxada nas costas e no pescoço. Mantenha-se em uma posição que não cause dor por pelo menos vinte segundos. Repita em ambos os lados.

Dar de ombros

Esse exercício é praticado a fim de fortalecer os músculos superiores das costas para atingir facilmente uma postura melhor. Quanto mais fortes os músculos, menor pressão será aplicada em sua espinha. Faça movimentos com os ombros com ou sem peso adicional – se você acabou de começar, vá se preparando para realizar essa série de exercícios utilizando peso extra. Posicione seus braços ao lado do tronco e levante os ombros devagar. Mantenha-se nessa posição por alguns segundos e retorne lentamente à posição inicial. Faça de uma a duas seções de 10 a 15 repetições.

Retração escapular

Esse exercício também ajuda a diminuir a tensão dos músculos superiores das costas e pescoço, particularmente os músculos em torno de seus ombros. Comece posicionando seus braços na lateral do tronco com os cotovelos dobrados. Lentamente, puxe os braços para trás de modo que as omoplatas se aproximem uma da outra. Mantenha-se nessa posição por pelo menos vinte segundos e repita algumas vezes.

Retração escapular: exercício de fortalecimento

Apesar de ser similar ao exercício anterior, o objetivo deste é fortalecer os músculos superiores das costas e pescoço. Você pode fazer esse exercício com o uso de um equipamento próprio ou utilizar um elástico de resistência. Passe o elástico ao redor de um objeto bem fixo e resistente e segure em ambas as pontas. Posicione os braços ao lado do corpo com os cotovelos dobrados e puxe o peso ou elástico para trás de maneira que suas escápulas fiquem juntas. Mantenha-se nessa posição por um segundo e volte ao início. Tente fazer séries de 10 a 15 repetições.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article