Exercícios com faixa elástica

Escrito por linda donahue | Traduzido por paula soares
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Exercícios com faixa elástica
Exercícios com faixas elásticas proporcionam resistência muscular (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)

O uso de faixas elásticas é muito bom na prática de exercícios e essas ferramentas de resistência têm sido amplamente utilizadas em exercícios de fisioterapia. Elas proporcionam resistência muscular, são fáceis de guardar e podem ser usadas em qualquer espaço. Exercícios para um tipo específico de faixa elástica muitas vezes podem ser feitos com as outras também. Se necessário, duas faixas podem ser usadas em conjunto para fazer uma grande; simplesmente prenda uma no fim da outra e puxe para trás, criando um laço entre elas. Sua faixa dupla se parecerá com um oito.

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Exercícios para a parte superior do corpo

Segure a faixa em ambas as mãos. Pressione os cotovelos para os lados, de modo que a faixa fique paralela ao chão. Isso pode ser feito sentado ou em pé. Mantendo os cotovelos para os lados, estique os braços, estendendo a faixa. Esse exercício trabalha a parte entre as omoplatas.

Como uma variação de segurar pesos atrás da cabeça para exercitar seu braço, segure uma ponta da faixa sobre seu ombro e mantenha a outra extremidade sobre sua cabeça. Agora estique o braço para cima, puxando contra a ponta que está em seu ombro. Depois troque os braços e repita o movimento.

Segure os dois braços para cima sobre a cabeça. Estique a faixa puxando os braços para fora e para baixo ligeiramente.

Sentado, prenda uma ponta da faixa sob seu pé. Segure a outra extremidade em uma mão, descansando seu cotovelo sobre o joelho. Flexione o braço, puxando o elástico. Repita o movimento com o outro braço.

Exercícios de perna

Enrole o elástico em torno de ambos os tornozelos. Deixando seu peso sobre uma perna, levante o outro pé e estique a faixa, estendendo a perna atrás de você. Mantenha por alguns segundos e repita. Em seguida, alterne as pernas.

Como uma variação, ao invés de estender a perna para trás, estenda-a para o lado. Você deve sentir os músculos da parte interna da coxa trabalhando neste momento.

Deite-se no chão ou recline-se apoiando-se nos cotovelos. Com a faixa em torno dos seus tornozelos, levante os pés e separe as pernas, esticando o elástico. Mude a direção do movimento e abra as pernas em movimentos verticais.

Deite-se de barriga para baixo. Prenda o elástico com um pé. Com o outro pé, dobre a perna para esticar o elástico. Este exercício trabalha o tendão. Depois repita o movimento com a outra perna.

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