Exercícios de ginástica para paraplégicos

Escrito por paul lupi | Traduzido por gabriela bazzo
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Após um trauma espinhal que causa a perda dos movimentos das pernas, muitas pessoas podem perder as esperanças em serem ativas e praticarem exercícios em um centro fitness. Mas, com instruções adequadas, um paraplégico pode fazer vários exercícios em uma cadeira de rodas e manter um estilo de vida ativo e saudável.

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Treinamento cardiovascular

O treinamento cardiovascular é o aspecto mais importante de qualquer programa de treinamento. Infelizmente, a maioria das academias não possui aparelhos que permitam esse tipo de atividade usando apenas os braços. A exceção é a bicicleta ergométrica para os braços. O aparelho é como uma bicicleta ergométrica, com adaptações para ser movida pelos braços. A maioria, têm opções que permitem o ajuste que permite que o apoio para os braços seja erguido e o assento removido, podendo encaixar uma cadeira de rodas nesse local.

O ponto negativo desse aparelho é que é bastante difícil mover os braços o suficiente para atingir benefícios cardiovasculares significativos, uma vez que esse grupo muscular é bem menor se comparado com as pernas. Através de treinamento adequado, no entanto, a bicicleta ergométrica para braços pode se tornar um exercício cardiovascular excelente.

Treinamento com peso

Há muitos treinamentos que podem ser feitos em uma cadeira de rodas. O melhor lugar para começar são as polias ajustáveis. Essas polias podem ser reguladas para permitir que uma pessoa trabalhe toda a cintura escapular, enquanto estiver sentada. Alguns exemplos de exercícios que podem ser realizados com polias ajustáveis.

Lat pullown: sentado de frente para as polias, ajuste-as em seu ponto mais alto. Anexe uma barra. Trave a cadeira de rodas. Agarre a barra de acordo com a largura dos ombros, e puxe-a para baixo em direção ao esterno.

Tríceps: sentado de frente para as polias, ajuste-as em seu ponto mais alto. Anexe uma barra estreita. Ajuste a pilha de pesos. Segure a barra com uma pegada estreita. Empurre a barra com os cotovelos flexionados a altura do ombro. Pressione o peso dos ombros até as coxas.

Exercícios com Cabo: ajuste duas pilhas com o mesmo peso. Coloque as polias na altura do ombro, e coloque uma alça em cada um. De costas para a pilha de pesos, trave a cadeira de rodas, segure cada alça e puxe ambas as mãos em direção a sua linha média, com os braços esticados.

Soco com um só braço: posicione a polia na altura do ombro, e anexe uma única alça. De costas para a pilha de pesos, trave a cadeira de rodas, segure uma alça e empurre a alça para longe do ombro em um movimento de soco.

Bíceps: Sentado de frente para a pilha de polias, ajuste-as em seu ponto mais baixo. Anexe uma alça, e ajuste a pilha de pesos. Segure a alça e puxe-o com os cotovelos em linha reta para a altura do joelho. Puxe o peso dos joelhos até os ombros.

Tenha supervisão profissional

Antes de começar um treinamento de ginástica, sempre consulte seu médico e use os equipamentos adequadamente, de acordo com as instruções do fabricante.

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