Como fazer exercícios para os ombros em bolas de equilíbrio

Escrito por john albers | Traduzido por alice matos
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Como fazer exercícios para os ombros em bolas de equilíbrio
Exercício padrão em bola de equilíbrio (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Bolas de exercícios ou bolas de equilíbrio foram desenvolvidas em 1963 por um fabricante italiano de plásticos com o nome de Pezzi Balls. Elas foram as primeiras bolas de borracha a prova de furos no mercado e, originalmente, eram comercializadas para o tratamento de recém-nascidos e crianças que sofriam de problemas no crescimento e desenvolvimento de músculos. Ao longo dos anos elas mantiveram uma posição firme e segura como provedoras de uma fonte de exercícios de resistência passiva e baixo impacto. Elas se tornaram particularmente populares com a invenção do Pilates e são usado em diversas variações de yôga também. Infelizmente a bola de equilíbrio teve sua popularidade prejudicada já que é também fonte de uma grande controvérsia. Acredita-se que, uma vez que estes exercícios são muito seguros e de baixo impacto, tornando movimentos violentos ou explosivos do usuários seguros, aqueles que praticam esportes podem acabar se machucando porque suas juntas não estão acostumadas a suportar estresse ou alto impacto repentino. Elas também são criticadas por não enfatizar exercícios da parte superior do corpo, deixando essa parte fraca e sem atenção.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Espaço para exercícios (Preferencialmente com piso duro)
  • Bola de equilíbrio

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Instruções

    Fazendo exercício de ombro

  1. 1

    Comece ficando em pé com os pés separados a uma distancia confortável. Segure a bola de equilíbrio com as palmas das mãos. Mantenha-a a sua direita, de modo que o centro encoste em seu músculo peitoral direito.

  2. 2

    Aperte as mãos em direção uma da outra de modo a manter uma pressão forte, mas facilmente sustentável na bola.

  3. 3

    Levante a bola diretamente sobre sua cabeça de modo que seus braços fiquem completamente estendidos.

  4. 4

    Incline-se sobre a cintura para a esquerda até que você sinta uma fisgada perto da parte inferior de sua caixa torácica.

  5. 5

    Endireite-se e baixe a bola para sua posição inicial. Esta é uma repetição completa. Repita estes passos até que você tenha completado dez séries.

  6. 6

    Troque a posição da bola para que ela toque o lado esquerdo externo de seu músculo peitoral.

  7. 7

    Mantenha pressão constante sobre a bola e levante-a diretamente sobre sua cabeça com os braços completamente estendidos.

  8. 8

    Incline a cintura para a direita até que você sinta uma forte fisgada próximo da parte inferior esquerda de sua caixa torácica.

  9. 9

    Endireite-se e traga a bola para sua posição inicial. Repita este passo até que você complete dez repetições completas. Desse modo você exercitará os músculos do peito e ambos os ombros.

Dicas & Advertências

  • É importante utilizar uma bola de equilíbrio correta para sua altura. Para ter certeza que ela tem o tamanho correto sente-se sobre ela. Se seus quadris ficam nivelados ou ligeiramente acima de seus joelhos, você está com a bola correta. Lembre-se de respirar constantemente durante todo o exercício. Mantendo uma pressão constante na bola você trabalha seus músculos peitorais e estendendo e inclinando-se você trabalha os músculos em cima dos ombros.

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