Exercícios de resistência para bateristas de heavy metal

Escrito por james dryden | Traduzido por aline fernandes
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Exercícios de resistência para bateristas de heavy metal
Melhore sua aptidão física fazendo exercícios e se aquecendo antes de tocar bateria (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Tocar bateria é um exercício cardiovascular que permite à pessoa adquirir força e melhorar a aptidão física em geral. Para o amador do rock, tocar até mesmo por uma hora pode fazê-lo transpirar. Alguns bateristas não sentem que só tocar bateria seja o suficiente, então se exercitam de outras formas. É recomendável os bateristas que saem em turnê e se apresentam com frequência aumentarem sua resistência por meio do treinamento cruzado. Correr diariamente, fazer de 10 a 15 minutos de aquecimento antes de tocar e andar de bicicleta são algumas formas de começar.

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Entre em forma ao som da música

Alguns bateristas agem como se estivessem se exercitando ou correndo enquanto tocam, principalmente os de heavy metal, devido ao tempo geralmente intenso das músicas desse estilo. É possível aprimorar e incrementar o seu exercício tocando bateria em estilos diferentes, além do heavy metal. Tim Metz (um baterista de rock e jazz) fez uma lista de músicas que ele recomenda para o aquecimento. Tocar essas músicas irá ensiná-lo a bater com força, manter a resistência e ajudá-lo a esfriar -- veja a lista de Metz na seção de referências em www.sacbee.com.>

Aquecimento

Comece fazendo de 10 a 15 minutos de aquecimento antes de tocar bateria. O seu aquecimento deve consistir em uma progressão de movimentos, como caminhar sem sair do lugar, depois correr sem sair do lugar, pular corda ou fazer polichinelos. A sua rotina semanal de exercícios deve consistir em correr, nadar ou andar de bicicleta para manter a sua aptidão cardiovascular. Além de exercícios de resistência, utilize pesos leves ou faça exercícios sem levantamento de peso para fortalecer os ombros, os braços e as pernas.

Acrescente força e relaxamento

Visto que os seus antebraços suportam a pior parte dos exercícios de bateria inchando e enrijecendo, aumente a força através de séries com mais repetições de levantamento de pesos leves. Dessa forma, você evitará o crescimento dos músculos por utilizar pesos pesados em séries com menos repetições. É possível trabalhar os músculos da panturrilha e os tornozelos levantando os calcanhares e apoiando-se na parte dianteira dos pés e depois abaixando-os novamente, pelo maior número de repetições possível. Faça agachamentos para trabalhar a área das coxas e das nádegas pelo maior número de repetições possível. Assim como com qualquer programa de exercício ou de condicionamento, consulte um médico para garantir o tipo e a quantidade apropriados. Além disso, flexione, estenda e faça movimentos circulares com os pulsos, braços, ombros, tornozelos e pernas para aliviar a tensão e melhorar a mobilidade e a amplitude de movimento, de acordo com a professora de dança Martine Garai.

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