on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como explicar a perspectiva de conflito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A perspectiva de conflito é uma teoria sociológica que afirma que o conflito é parte normal da sociedade devido à dissonância de classes. A diferença entre os recursos que cada classe possui resulta no conflito entre elas, e isso faz com que a sociedade avance. Karl Marx foi o proponente da teoria e acreditava que o conflito levava ao desenvolvimento da sociedade. Explicar a teoria a alguém pela primeira vez requer paciência e a utilização de vários exemplos.

Instruções

O ponto de vista tem papel importante no conflito e em sua resolução (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)
  1. Ofereça uma visão geral da teoria, enfatizando os papéis das classes e como as diferenças econômicas entre elas podem levar ao conflito.

    Loading...
  2. Dê exemplos de classes que geralmente entram em disputas umas com as outras. A raça às vezes têm seu papel, já que muitos moradores pobres de centros urbanos pertencem a uma minoria étnica para a qual os recursos são escassos, resultando em conflitos sobre o que está disponível. Um exemplo dado pela própria teoria é como a elite rica usa a força policial para controlar os mais pobres. A teoria argumenta que é por isso que crimes violentos recebem sentenças mais severas do que crimes do colarinho branco.

  3. Examine vários conflitos através da história, como a Guerra do Paraguai, e pergunte ao seu aluno como esses conflitos poderiam ser explicados através da perspectiva de conflito, com a discussão comum sendo como dois ou mais grupos estão competindo por recursos.

  4. Responda quaisquer perguntas que seu aluno tiver sobre a perspectiva de conflito para garantir que ele entenda o conceito totalmente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...