Fatos curiosos sobre a Floresta Amazônica

Escrito por eija rissanen | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fatos curiosos sobre a Floresta Amazônica
A floresta Amazônica é extremamente rica em espécies animais e vegetais (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

A floresta Amazônica é um dos maiores recursos naturais do mundo. Ela recicla e produz cerca de 20 por cento do oxigênio da Terra e, portanto, é chamada de o "pulmão do mundo." A floresta Amazônica recebeu seu nome do rio Amazonas, que é a fonte de sua vida. Com o seu número inimaginável de espécies animais e vegetais, a Amazônia é uma maravilha natural que nunca deixa de surpreender. Os fatos sobre a floresta Amazônica podem fazer você chorar pelo que está sendo perdido, ou rir com espanto.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho

Cobrindo mais de 4 milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente o tamanho dos Estados Unidos a oeste do rio Mississípi, e dois-quintos da América do Sul, a floresta Amazônica é a maior e mais densa floresta tropical da Terra. Se ela fosse um país, seria o nono maior do mundo. Hoje, as florestas tropicais cobrem menos de 6% da superfície terrestre total do planeta e a Amazônia representa 54% dessa cobertura. Diminuindo o percentual, 2,7 bilhões de hectares de floresta tropical são queimados a cada ano.

Rio Amazonas

O rio Amazonas atravessa a floresta Amazônica e deságua no Oceano Atlântico, a uma taxa de 12,6 milhões de litros por minuto. O rio Amazonas se origina nos Andes e tem mais de 6400 quilômetros de comprimento, sendo o segundo maior rio do mundo, depois do Nilo. Ele corre por oito países. O Amazonas tem mais de 1100 afluentes, e 17 deles têm mais de 1600 km. Mais de dois terços da água doce do mundo pode ser encontrada nos rios, córregos e afluentes associados ao rio Amazonas.

Flora

Um único hectar de floresta Amazônica tem mais de 900 toneladas de plantas vivas, que incluem 750 tipos diferentes de árvores e 1500 outras plantas, fazendo da Amazônia a maior coleção de espécies de plantas do mundo e lar de mais da metade das plantas do mundo . As plantas encontradas na Amazônia têm inúmeros usos medicinais, com muitos deles possivelmente ainda não descobertos. Cerca de 70% das plantas que têm propriedades anticancerígenas são da floresta Amazônica, e mais de 90% das utilizadas por tribos indígenas que vivem na floresta não foram estudadas por cientistas para outros possíveis fins médicos. Além disso, numerosos frutos comestíveis familiares às tribos nativas não são cultivadas para o consumo comercial. A estimativa é de que existem mais de 3000 frutos crescendo na Amazônia; as tribos nativas usam mais de 1500 deles, mas apenas 200 são cultivados para uso externo.

Fauna

O tucano é o símbolo da Amazônia, e mais de um terço das espécies de aves do mundo vivem nessa floresta tropical. Além dos pássaros, a floresta Amazônica é cheia de outras espécies animais, como insetos, sapos, peixes e formigas. Na verdade, existem mais formigas na floresta tropical, considerando tanto os números relativos quanto os absolutos, do que qualquer outra espécie animal. Se você passasse uma rede no ar umas 2000 vezes, você iria pegar mais de 500 espécies diferentes. E não se esqueça dos peixes. O rio Amazonas tem mais espécies de peixes do que o Oceano Atlântico -- mais de 2500.

Tribos nativas

A floresta Amazônica é também lar de seres humanos. Acredita-se que cerca de 250 mil nativos da Amazônia vivem na floresta tropical, e eles compreendem 215 grupos étnicos que falam 170 línguas diferentes. Cerca de 50 tribos nativas da Amazônia que vivem nas profundezas da floresta tropical nunca tiveram qualquer contato com o mundo civilizado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível