Feijão Azuki: informações nutricionais

Escrito por michele turcotte, ms, rd | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Feijão Azuki: informações nutricionais
Feijões azuki são pequenos e avermelhados, muito populares na culinária asiática. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O azuki é uma espécie de feijão pequena, de coloração castanho-avermelhada, com uma listra branca vertical na lateral de cada semente. Originário da Ásia, é cultivado no Japão e na China. É a segunda leguminosa mais popular no Japão, depois da soja. Esses pequenos feijões avermelhados são versáteis e podem ser consumidos secos ou frescos, ou até adicionados à farinha para a confecções de bolos doces. Os feijões azuki são ricos em carboidratos, fibras, proteínas e diferentes vitaminas e minerais.

Outras pessoas estão lendo

Características e uso

Os feijões azuki - pronuncia-se "azuqui" - são utilizados na cozinha asiática e possuem um sabor forte, doce e amendoado. São utilizados em saladas, mas, diferentemente de outras espécies de feijão, podem ser moídos e servidos como cobertura para sorvetes. Na Ásia, os feijões azuki são, geralmente, preparados com ingredientes como leite de coco e cozidos até ficarem vermelhos e macios. Quando cozidos junto ao arroz, sua cor é transferida para o arroz, deixando-o rosa. O "arroz rosa" (Sekihan) é um prato clássico da culinária japonesa e é preparado em datas festivas. De acordo com Sharon Tyler Herbst, autora de "The Food Lover's Companion", o feijão azuki é muito utilizado na confecção de doces na Ásia.

Valores nutricionais básicos

Uma porção de 100 g de feijões azuki cozidos fornecem 128 calorias, 0 g de gordura, 7,5 g de proteínas, 25 g de carboidratos, 7,3 g de fibras, 8 mg de sódio e 0 mg de colesterol. Cerca de 78% das calorias provém dos carboidratos. O feijão azuki é um alimento altamente nutritivo, fornecendo uma grande soma de nutrientes em comparação à quantidade de calorias. É, ainda, boa fonte de folato, potássio, fósforo, magnésio, ferro, manganês e zinco.

Principais vitaminas e minerais

Uma porção de 100 g de feijões azuki cozidos fornecem 121 mcg de folato, correspondente a 30% do valor dário recomendado (VD), 532 mg de potássio (15% VD), 168 mg de fósforo (quase 17% VD), 52 mg de magnésio (13% VD), 2 mg de ferro (11% VD), 57 mg de manganês (28,5% VD) e 1,78 mg de zinco (12% VD). De acordo com uma pesquisa do IBGE, parte dos brasileiros não ingerem frutas, verduras e legumes nas refeições, afetando a ingestão de fibras, vitaminas e minerais. O arroz e feijão, no entanto, não perderam espaço na alimentação da população - o que torna o feijão azuki uma ótima opção.

Benefícios para o coração

O consumo de feijões azuki pode oferecer benefícios cardiovasculares. Essa espécie de feijão, como a maioria dos grãos amiláceos, é rica em um tipo de fibra chamada fibra solúvel. A fibra solúvel auxilia na redução do nível de colesterol no sangue. Além disso, os feijões azuki são ricos em folato, magnésio e potássio, nutrientes importantes para a saúde do coração. O folato ajuda a diminuir os níveis de homocisteína na corrente sanguínea. Níveis elevados desse aminoácido podem prejudicar o revestimento das artérias, aumentando o risco de bloqueios nos vasos sanguíneos. O magnésio e o potássio ajudam a diminuir a pressão arterial, auxiliam no relaxamento dos músculos e melhoram o fluxo sanguíneo.

Como apreciar

Apesar dos feijões azuki não estarem disponíveis em todos os supermercados, eles podem ser encontrados em mercados especializados em produtos orientais ou casas de produtos naturais. No site da Mundo Verde, inclusive, há diversas receitas com feijões azuki. Saladas são opções saudáveis para experimentar os feijões secos. Essas saladas, ao estilo asiático, são preparadas com outros alimentos saudáveis e muito saborosos, como algas, tamari, gengibre, óleo de gergelim e cebolinha-verde. Ou, já que combinam muito bem com leite de coco, experimente a receita de feijões azuki e manga refogada ao molho de coco, coentro e limão-galego - disponibilizada pelo site "AllRecipes" (em inglês). Essa receita utiliza os feijões enlatados, para um preparo mais rápido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível