Saúde

Do que é feito um dente?

Escrito por randall pierce | Traduzido por marcelo couto
Do que é feito um dente?

Os dentes são uma estrutura complexa e em crescimento constante

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

O dente pode parecer um objeto sólido mas, na verdade, é uma estrutura complexa. Consiste de várias partes e camadas diferentes, cada uma com uma função única na sua manutenção e saúde. As quatro partes que o compõem são o cemento, a polpa, a dentina e o esmalte.

Outras pessoas estão lendo

Cemento

O cemento é o tecido conjuntivo que cobre a raiz do dente. Essencialmente, ele o segura no lugar ao prender os ligamentos periodontais à raiz, permitindo que o dente permaneça estável, mas mantendo certo nível de "folga" para quando a pessoa morder algo duro. O cemento continua crescendo ao longo da vida do dente, o que ajuda a compensar um pouco do desgaste que sofre. Possui cor amarela clara, mas fica escondido da vista pela gengiva.

Polpa

A polpa dental macia ocupa a cavidade no centro do dente e serve para quatro propósitos. A função mais importante é a produção de dentina nova. A segunda função é fornecer nutrientes e umidade ao resto da estrutura. A polpa é a parte do dente que sente pressão, temperatura e sofre os danos das cáries. Além disso, ela também é capaz de formar uma dentina secundária que repara a que foi danificada.

Dentina

A dentina compõe a maior parte do dente. É uma substância mineral dura que depende da polpa para permanecer saudável. Se a polpa é retirada por um dentista ou morre, a dentina se torna quebradiça. É mais dura que osso ou cemento, mas não tão dura quanto a camada de esmalte que a cobre. Ela cresce continuamente ao longo da vida do dente e pode ser reparada até certo grau de danificação. Sua cor é mais amarela do que branca.

Esmalte

O esmalte é a substância dura que cobre a parte superior do dente e se espalha para os lados. É extremamente quebradiço, mas é apoiado por baixo pela dentina. Normalmente possui coloração cinza-branqueada e dá ao dente a aparência quase completamente branca. Outra característica é que ele é quase totalmente composto por minerais. A cárie ocorre quando esses minerais são corroídos por ácidos. Além disso, pode ser remineralizado até certo ponto, mas não é capaz de se regenerar.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media