Ferramentas matemáticas do Egito antigo

Escrito por steven miller | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas matemáticas do Egito antigo
Os egípcios antigos resolviam equações matemáticas que diziam respeito às suas estruturas com ferramentas de cálculo como a régua, a corda com nós e a gruma (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Os egípcios antigos projetaram os túmulos dos faraós, chamados de pirâmides. Essas construções são consideradas grandes feitos matemáticos por muita gente e são um exemplo do conhecimento complexo que eles possuíam dessa ciência. As pirâmides não foram as únicas realizações matemáticas do Egito. Eles também usaram cálculos para a agricultura, a irrigação, para desenvolver as cidades e mapear as estrelas. Os egípcios na antiguidade usavam várias ferramentas para ajudá-los com medições matemáticas, que incluíam a régua, a corda com nós, o nível de fio de prumo, a gruma e o quadrante.

Outras pessoas estão lendo

Régua

Os egípcios antigos usavam uma régua do comprimento de um côvado para formar a base do seu sistema de medidas. A medida do côvado era de 45,72 cm de comprimento e tinha mais ou menos a extensão do antebraço de um homem. Grades baixas de côvados eram usadas para medir nos estágios finais do reino egípcio e eram iguais a seis palmos de comprimento. Através da história do Egito antigo o comprimento oficial do côvado sofreu mudanças.

Corda com nós

Os egípcios antigos utilizavam outro instrumento de medida chamado de corda com nós. Ela tinha 13 nós medidos em 12 espaços iguais de um côvado egípcio, que era de 45,72 cm. Muitos prédios do Egito antigo foram projetados em um padrão triangular 3: 4: 5. Isso significa que em um lado do triângulo havia 5 nós e nos outros dois, 4 e 3; e o projeto era feito em um ângulo de 90 graus. Os egípcios também usaram a corda de nós para construir formas geométricas, assim como para medir distâncias.

Nível de fio de prumo

Os níveis de fio de prumo eram usados para nivelar as superfícies e foram projetados para contar a distância verticalmente. Alguns foram projetados na forma de um "A". com o prumo pendendo diretamente do ápice do aparelho. Uma peça em cruz corria horizontalmente no instrumento. Quando era posicionada acima de uma superfície como uma parede, poderia facilmente detectar se a superfície estava nivelada ou não. Esses instrumentos permitiam que os egípcios fizessem as correções necessárias na parede.

Gruma e quadrante

Grumas e quadrantes eram dois instrumentos matemáticos usados na construção no Egito antigo. As grumas eram aparelhos de ângulo reto que eles empregavam quando começavam um projeto de construção ao pesquisar a área. Elas eram projetadas para dispor linhas longas em ângulos retos. Os quadrantes eram usados com um fio de prumo para calcular a posição das estrelas e determinar a direção de um templo ou estrutura em relação a elas. Os egípcios eram muito religiosos e construíam seus edifícios de acordo com o caminho das estrelas e outros corpos celestiais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível