O que faz com que um flash muito forte deixe pontos brilhantes temporários na visão?

Escrito por andrea rouwhorst | Traduzido por lúcia collischonn de abreu
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que faz com que um flash muito forte deixe pontos brilhantes temporários na visão?
Um flash pode prejudicar temporariamente a visão (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Fotógrafos muitas vezes usam o flash para obter a imagem mais nítida possível. Embora a imagem possa sair bem, os fotografados podem acabar vendo pontos luminosos por vários minutos após o flash. O efeito pode ser preocupante, mas é um problema temporário que não devem produzir danos duradouros à visão.

Outras pessoas estão lendo

Função da retina

A retina é um tecido que reveste a superfície interior do olho. A córnea e a lente do olho transmitem uma imagem sobre a retina. A retina primeiro absorve a luz e, em seguida, transforma o sinal de luz num sinal neuronal. Em essência, a retina atua como filme fotográfico. Ele absorve a impressão do que é visto e prepara um sinal que é enviado para o cérebro através do nervo óptico.

O que faz com que um flash muito forte deixe pontos brilhantes temporários na visão?
A retina absorve luz para produzir uma imagem (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Pontos na visão por um flash de câmera

Devido ao fato da retina ser o centro do olho para a percepção de luz, ela é especialmente sensível à luz forte. Quando a luz intensa de um flash da câmera penetra a retina, ela temporariamente branqueia ou supersatura o pigmento da retina. Este fenômeno é conhecido como "cegueira por ofuscamento temporária." O olho é particularmente suscetível a esse fenômeno quando o flash de luz ocorre na escuridão. Isto porque a pupila do olho é dilatada na escuridão mais do que na luz, permitindo-lhe absorver ainda mais luz de um flash.

Duração da cegueira por ofuscamento temporária

A cegueira por ofuscamento temporária, resultante do flash de uma câmara geralmente dura de alguns segundos a vários minutos, dependendo do indivíduo afetado. Embora as manchas na visão possam ser irritantes, elas quase sempre desaparecem com o tempo. Se o efeito não desaparecer dentro de algumas horas, no entanto, um oftalmologista qualificado deve ser consultado imediatamente.

Cegueira por ofuscamento temporária e canetas de lasers

As canetas de laser podem ter efeitos mais graves do que o flash na visão, de acordo com o website da associação de saúde norte-americana Food and Drug Administration (FDA). Devido ao fato de a luz produzida por um ponteiro laser ser muito mais intensa do que a luz do flash da câmera, mesmo um contato momentâneo de ponteiro laser com o olho pode resultar em cegueira por ofuscamento temporária. Se um ponteiro laser aponta diretamente para um olho, os resultados podem ser mais desastrosos do que olhar diretamente para o sol. Os pais devem ensinar a seus filhos que as canetas de laser não são brinquedos e nunca deve ser apontados diretamente para os olhos.

O que faz com que um flash muito forte deixe pontos brilhantes temporários na visão?
Canetas de lasers podem ter efeitos desastrosos para a visão (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível