Formas de se evitar conflitos

Escrito por noelle carver | Traduzido por ana claudia bragé
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formas de se evitar conflitos
Evite conflitos ao ouvir a opinião da outra pessoa e depois dar a sua (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Evitar um conflito muitas vezes está relacionado a comprometer-se com decisões finais. Embora conflitos sejam naturais e, por vezes, construtivos, reagir mal a um pode causar problemas maiores. No entanto, a forma como um grupo ou um indivíduo lida com, ou evita, discussões pode, em si, dar origem a outros problemas maiores que impedem o avanço.

Outras pessoas estão lendo

Comunicação

Muitos conflitos resultam de falta de comunicação. Quando você percebe que a comunicação não é ideal em um relacionamento, uma equipe de negócios ou um grupo da comunidade, busque formas de melhorá-la antes que ocorra o conflito. Fazer perguntas e dar opiniões afirmando de forma clara e honesta pode evitar potenciais discussões. A especialista da Utah State University Extension, Debra A. Jones, escreveu que "o conflito pode servir como um catalisador para o desenvolvimento saudável de um grupo, trazendo questões para discussão, o que pode ajudar um grupo a definir mais claramente os seus objetivos". No entanto, a má comunicação limita qualquer progresso possível.

Aconselhamento

Para problemas de relacionamento interpessoal, buscar um conselheiro para ajudar é uma forma proativa de resolver o conflito. Se você e seu companheiro não parecem se dar bem como costumavam há um tempo atrás, um conselheiro ou terapeuta pode ajudar a mediar a comunicação. Em vez de deixar a situação se desenvolver em uma discussão séria, uma briga aos gritos, ou alguém escapar do problema usando drogas ou álcool, sugira a ajuda de um terapeuta.

Reconheça as opiniões

Antes de afirmar que você está certo e que a outra pessoa está errada, ouça o ponto de vista dela. Os conflitos muitas vezes trazem à tona competição por poder, o que pode levar a brigas, tumulto emocional ou, em uma escala muito maior, à guerra. Quando você percebe que uma pessoa não concorda com você ou não entende o seu ponto de vista, tente compreender a opinião dela antes. Ouvir vem em primeiro lugar e acima de tudo quando se busca evitar conflitos.

Diga não à violência

Pregue a não violência quando um conflito parece ocorrer entre grupos de pessoas. Por exemplo, se uma comunidade está aborrecida, pois uma fábrica próxima está despejando lixo em seu abastecimento de água, alertar as autoridades e buscar a ajuda de organizações humanitárias será muito mais útil do que enviar um grupo revoltado de pessoas para a fábrica. Planejar um protesto pacífico ou escrever cartas é uma forma ideal de intervir antes que um conflito se agrave.

Compromisso

O compromisso pode reduzir conflitos e manter um grupo trabalhando em equipe. O conflito pode ocorrer quando um funcionário, por exemplo, defende e luta por seus objetivos pessoais e ignora os objetivos do grupo. Embora seja importante que cada indivíduo se envolva no projeto, os membros do grupo precisarão entender as ideias e os conceitos do mesmo em geral e comprometer-se com um produto final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível