Formas de preparar filés de salmão

Escrito por cassie damewood | Traduzido por mara marcos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formas de preparar filés de salmão
Prepare filés de salmão no forno, fogão ou na grelha (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Filés de salmão são peças desossadas do peixe, cortadas na parte mais carnuda, geralmente em formas retangulares ou triangulares pesando cerca de 150 gramas. Os filés estão disponíveis com a pele intacta ou sem pele, e podem ser rapidamente preparados utilizando uma variedade de métodos. Independentemente do método escolhido, siga a regra de oito a dez minutos para cada 2,5 centímetros de espessura do peixe, ou de quatro a cinco minutos de cada lado.

Outras pessoas estão lendo

Salmão grelhado

Prepare o filé fazendo uma marinada breve em uma solução doce ou salgada, ou simplesmente rege a superfície com azeite e polvilhe com sal e pimenta. Aqueça uma grelha a carvão ou a gás em temperatura de alta a média e grelhe por 4-5 minutos por lado até a carne lasque levemente quando tocada com um garfo. Para adicionar sabor, grelhe o salmão sobre uma prancha de cedro tratado que foi embebida em água. Este método dá um leve sabor defumado ao peixe e não requer nenhuma virada no filé durante o cozimento.

Opções de cozimento no forno

Para o salmão grelhado, revista levemente o filé com azeite e polvilhe com sal e pimenta. Grelhe a cerca de 10 a 15 cm da fonte de calor, virando uma vez. Para cozinhar o filé, pré-aqueça o forno a 200 ºC e o leve ao forno, sem virar, de oito a dez minutos. Filés de salmão assados são levemente untados com óleo, temperados com sal e pimenta e cozidos lentamente em uma assadeira rasa, no meio do forno a 135 ºC por 35 a 40 minutos. Para filés de salmão cozidos no microondas, coloque o peixe em um prato raso para microondas, tempere com sal e pimenta, cubra levemente com papel manteiga e ligue microondas por 3-4 minutos até que a carne perca a translucidez, mas ainda esteja úmida.

Salmão no vapor

Cozinhar no vapor é um método popular usado na culinária asiática em uma grande variedade de peixes e frutos do mar. Encha, com 4 cm de água, uma panela grande o suficiente para segurar um recipiente de cozimento a vapor de bambu ou uma cesta de cozimento a vapor. Esfregue os filés com ervas a sua escolha e coloque no recipiente de cozimento. Coloque o recipiente na panela, tampe-a, deixe ferver e verifique o cozimento depois de cerca de oito minutos.

Método de escaldar

Para garantir um salmão úmido, escaldar é uma boa opção. Prepare o caldo para escaldar através da combinação de ervas e legumes aromáticos com água temperada com vinagre, suco de limão ou vinho branco. Você pode substituir esse caldo por caldo de frango ou de legumes. Coloque os filés no fundo de uma panela rasa ou frigideira funda e coloque caldo suficiente apenas para cobrir o peixe. Leve à fervura em fogo baixo e escalde por oito a dez minutos, destampado, mantendo o líquido entre 70 e 80 ºC.

Selar na frigideira

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e adicione óleo suficiente para cobrir levemente o fundo. Quando a panela começar a soltar fumaça, adicione o filé de salmão e tempere com sal e pimenta. Vire após quatro a cinco minutos e cozinhe a mesma quantidade de tempo, até que o peixe esteja lascando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível