Por quanto tempo o salmão pode ficar no congelador?

Escrito por philosophy walker | Traduzido por maria fernanda picotez
Por quanto tempo o salmão pode ficar no congelador?
Congele o salmão para consumi-lo no futuro (Kyria Abrahams/Leaf Group)

O salmão embrulhado em filme plástico pode ser mantido na geladeira por até dois dias. Mas e se você quiser armazenar peixes por período mais longo? Congelar o salmão no seu freezer pode ajudar a prolongar a sua vida útil e a mantê-lo fresco para refeições futuras.

Métodos de congelamento

Existem várias maneiras de se preparar um salmão para congelar. Um deles consiste em envolver o peixe em camadas de filme plástico e papel alumínio. Para poder congelá-lo desta maneira, em primeiro lugar molhe o salmão, em seguida, enrole-o com firmeza em várias camadas de qualquer envoltório plástico ou de alumínio. Também é possível embrulhá-lo em um saco plástico próprio para congelador. Molhe o peixe, depois coloque-o dentro do saco de congelador. Enrole a parte superior do saco em volta do salmão, espremendo todo o ar do seu interior, e feche-o. Também pode-se encher com água um saco para congelador ou uma embalagem de leite limpa e vazia, e colocar os pedaços de salmão dentro. Retire o ar do interior do recipiente vedando-o. Verifique se a embalagem está bem fechada e coloque no congelador.

Por quanto tempo o salmão pode ficar no congelador?
O papel alumínio é usado para congelar o salmão adequadamente (Kyria Abrahams/Leaf Group)

Temperatura

O salmão deve ser armazenado a -18ºC. Como é difícil manter seu freezer a uma temperatura uniforme, tente armazenar o peixe na parte de trás do congelador, contra a parede traseira. Desta forma, o peixe não será exposto ao ar mais quente cada vez que a porta for aberta.

Por quanto tempo o salmão pode ficar no congelador?
Verifique a temperatura ideal para congelamento (Kyria Abrahams/Leaf Group)

Duração

Se o salmão está adequadamente armazenado no congelador, ele pode ser mantido durante dois a quatro meses. É ainda possível guardá-lo pré-congelado (isto é, o salmão que é comprado já congelado no supermercado ou peixaria) por até seis meses.

Por quanto tempo o salmão pode ficar no congelador?
Você pode armazenar o salmão por meses no seu congelador (Kyria Abrahams/Leaf Group)

Descongelando

Quando estiver pronto para cozinhar e comer o seu salmão, retire-o do congelador na noite anterior a que pretende usá-lo. Desembrulhe-o e coloque-o em uma panela ou em um prato, cubra e coloque-o na geladeira por 24 horas. Se o tempo for um problema, mergulhe o peixe em água fria entre 30 minutos a uma hora. Nunca tente descongelar salmão à temperatura ambiente, isso pode causar o desenvolvimento de bactérias nas regiões externas descongeladas do peixe, enquanto o meio permanece congelado.

Por quanto tempo o salmão pode ficar no congelador?
Coloque o salmão em água gelada para descongelar mais rápido (Kyria Abrahams/Leaf Group)

Peixe recém-pescado

Se está tentando congelar um salmão que você pescou, corte a cabeça e a cauda antes de congelar, para poder maximizar o espaço de armazenamento disponível. Guardar o peixe sem limpá-lo primeiro pode fazer com que ele queime dentro do congelador e também ficará mais difícil cozinhá-lo de forma eficiente quando estiver pronto para usá-lo.

Por quanto tempo o salmão pode ficar no congelador?
Congelar o salmão que você mesmo pescou é simples (Kyria Abrahams/Leaf Group)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível