Mais
×

Como usar um forno elétrico

Os atuais modelos de cozinha planejada apresentam duas novidades: o cooktop e também o forno elétrico. O cooktop nada mais é do que um fogão sem a parte de baixo (forno), apenas com as bocas de cozimento. E como essa moda pegou de uns tempos para cá, a solução foi colocar o forno em outra parte da cozinha, pois a inovação permite essa flexibilidade. Ambos os utensílios são elétricos e o cooktop funciona com as trempes antigas (grades de ferro sobre o fogo), onde apoiamos as panelas. O forno elétrico pode ser usado para aquecer alguns alimentos já prontos ou para o preparo de bolos, pães, tortas, carnes assadas, massas, dentre outros. Além disso, ele é mais rápido na preparação do alimento, o que faz dele mais prático e conveniente para as famílias.

Instruções

É necessário muito cuidado ao abrir a porta do forno elétrico devido à alta temperatura (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Para facilitar a vida na cozinha, o forno elétrico é bem mais fácil de usar do que o forno a gás comum. Você não precisa mais se preocupar com o possível vazamentos e nem com acender o fogo em um pedaço de papel ou papelão para depois acender o forno, algo comum nos modelos sem acendimento automático. No forno elétrico é necessário apenas escolher a temperatura e o tempo de preparo.

  2. A grande maioria dos fornos elétricos possui um timer que, após passado o tempo determinado, desliga automaticamente o aparelho, interrompendo o cozimento do alimento. Se o medidor de temperatura e o timer forem utilizados corretamente, seu alimento estará pronto ao soar do timer. A eficiência do forno elétrico é bem maior se comparada à do forno a gás.

  3. Para dourar a parte de cima do alimento é fácil. Alguns modelos possuem a opção de desligar um dos dois resistores, o superior ou o inferior. Assim, desligando o resistor inferior e deixando apenas o superior ligado, o alimento fica dourado apenas na parte de cima, dando um ar mais apetitoso. É importante apenas ter cuidado para não passar do tempo necessário e consequentemente tostar o alimento.

  4. No momento de cozimento, é importante sempre verificar a aparência do alimento para que ele não passe muito do ponto e não fique com sabor de queimado. Com o forno elétrico é possível fazer aquelas receitas que precisam de temperatura uniforme e constante, como biscoitos e cookies.

Dicas

  • Por se tratar de um utensílio elétrico, o uso frequente do forno elétrico refletirá no aumento da conta de luz.

Aviso

  • Quando em uso, a porta e a superfície do forno elétrico podem ficar quentes.
  • Sempre use uma boa luva quando for retirar o alimento de dentro do forno. Ele pode ficar muitoquente, então é necessário preparar previamente uma superfície para apoiá-lo.
  • Tome cuidado para que crianças não encostem nos alimentos ou recipientes quentes.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article