Qual é a função do sistema muscular em um gato?

Escrito por kay daniels | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a função do sistema muscular em um gato?
O sistema muscular de um gato permite não apenas a caça e brincadeira, mas também a ação rápida em situações ameaçadoras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Dos muitos sistemas de órgãos em um gato, o sistema muscular provavelmente tem a maior massa e usa a maior quantidade de energia. Isso reflete sua importância para a sobrevivência do animal. As funções do sistema muscular em um gato são praticamente as mesmas que em outros organismos de ordem mais elevada.

Outras pessoas estão lendo

Movimento

A função mais óbvia de um sistema muscular é permitir o movimento. Tal como acontece com outros mamíferos, os músculos se contraem e relaxam através de acoplamento de excitação e contração dependente de ATP. Depois de receber sinais através de impulsos nervosos provenientes do cérebro e da medula espinhal, as membranas das células do músculo despolarizam. A concentração de cálcio dentro das células musculares aumenta, e a miosina e filamentos de actina dentro da célula mudam a estrutura para afetar a forma do músculo. As mudanças coordenadas na forma muscular levam ao movimento. A capacidade de mover-se precisamente conforme uma situação pode afetar a capacidade do gato de pegar e comer a sua presa ou fugir de um predador.

Apoio estrutural

Músculos tonicamente contraídos e relaxados permitem a postura e posicionamento normal do corpo. É o tom estático nos músculos que faz um gato não entrar em colapso ou cair mole ao chão a qualquer momento, mesmo quando não estiver em movimento. Além disso, os ligamentos musculares ajudam no apoio às articulações. Por exemplo, o músculo deltoide do gato ajuda a estabilizar as pernas da frente e a impedir que o osso saia do receptáculo quando ele tem de fazer um movimento rápido.

Produção de calor

As contrações musculares produzem calor, um efeito colateral de como o ATP é utilizado sob acoplamento de excitação-contração. Apesar de sua pele ser a proteção mais importante contra o frio, os gatos às vezes tremem quando expostos a temperaturas frias. Como nos seres humanos, as contrações rítmicas musculares durante o tremor ajudam o corpo a manter-se aquecido. O calor liberado durante as contrações é transferido para o sangue, o qual circula então para o resto do corpo e proporciona proteção contra arrefecimento excessivo.

Armazenamento

Tal como nos seres humanos, o sistema muscular em um gato pode funcionar como um local de armazenamento de energia extra. A gordura é normalmente o principal local de armazenamento de energia, mas em condições de fome ou escassez de alimentos, o corpo de um gato pode quebrar proteínas musculares em aminoácidos para o metabolismo energético e gliconeogênese. Mesmo em condições normais, o sistema produz e armazena glicogênio, um importante combustível para os músculos durante a atividade física.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível