Saúde

Funções do lado esquerdo do cérebro

Escrito por kathryn white | Traduzido por ricardo schweitzer
Funções do lado esquerdo do cérebro

O cérebro possui dois hemisférios, cada um especializado em algumas funções

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Você já deve ter escutado que existem pessoas com um lado do cérebro mais ativo que o outro e imaginado o que isso quer dizer. Isso se refere à tendência a utilizar predominantemente um dos hemisférios (lados) do cérebro. Como cada um dos hemisférios se especializa em certas habilidades, a presença ou não delas demonstra qual dos hemisférios de seu cérebro é o dominante. Apesar da ideia de especialização dos hemisférios não ser tão fácil quanto algumas pessoas afirmam, uma análise básica pode lhe dar uma noção interessante de suas forças e fraquezas mentais. Se você acha que pode ser uma pessoa com o hemisfério esquerdo dominante, faça a sua comparação com as funções descritas abaixo.

Outras pessoas estão lendo

Linguagem

Diversos psicólogos cognitivos, como M. J. Farah e M. S. Gazzaniga, já demonstraram que as habilidades relacionadas à linguagem estão localizadas no hemisfério esquerdo do cérebro. Os cientistas conduziram estudos em pacientes que tiveram as conexões entre os hemisférios cortados, a fim de impedir a comunicação entre os dois lados. Em um estudo, os pesquisadores colocaram a palavra "lápis" no lado direito da visão dos pacientes e descobriram que os pacientes conseguiam escolher um lápis utilizando o braço esquerdo, que é controlado pelo hemisfério direito do cérebro, mas não conseguiam falar a palavra "lápis". Isso indica que o lado esquerdo do cérebro controla a linguagem, mas a habilidade é mais dividida entre os dois lados em canhotos. O lado direito entende o significado, mas não consegue formar palavras ou frases seguindo normas gramaticais da mesma maneira que o lado esquerdo.

Movimento

O lado esquerdo do cérebro também possui um papel crucial no movimento. Em 1999, Gazzinger descobriu que pessoas que sofrem de apraxia normalmente possuem danos no hemisfério esquerdo de seu cérebro. Como a apraxia é a inabilidade de realizar movimentos de acordo com a vontade do paciente, foi possível concluir que o hemisfério esquerdo e a movimentação estão relacionados. Isso pode explicar porque pessoas com o hemisfério esquerdo mais ativo normalmente destacam-se em atividades físicas e dança.

Detalhes

Em seu livro, "Mapping the Mind" (Mapeando a mente, em tradução livre), a escritora de ciência Rita Carter discute outro estudo destacando as funções do hemisfério esquerdo do cérebro. Nesse caso, solicitou-se aos pacientes com danos no hemisfério esquerdo que copiassem um diagrama. A pessoa desenhou a borda básica da figura, mas não conseguiu desenhar detalhes. Já pacientes com danos no lado direito obtiveram resultados opostos, desenhando os detalhes mas sem conseguir acertar a borda básica. Exames que acompanham o funcionamento do cérebro como eletroencefalograma e tomografia computadorizada também sugerem que processar detalhes é uma função do lado esquerdo, portanto se você possui o hemisfério esquerdo do cérebro dominante, provavelmente se sairá bem em atividades que exigem atenção a detalhes, como contabilidade.

Processamento analítico

Se o lado esquerdo de seu cérebro for dominante, você também pode ser bom em processamento analítico. O psicólogo cognitivo J. Levy conduziu um estudo em 1974 e descobriu provas que indicam que o lado esquerdo analise informações individualmente, enquanto o lado direito analisa a informação como um todo. No entanto, outros psicólogos como Gazzaniga questionaram a interpretação dos dados de Levy, e a habilidade analítica é uma das especializações mais questionadas do hemisfério esquerdo.

Explicações

Gazzaniga diz que o lado esquerdo é "o interprete". Isso porque você é mais sujeito a utilizar o lado esquerdo ao explicar um evento ou contar uma história. O hemisfério esquerdo dá coerência e lógica para as imagens, os sentimentos e as intuições que surgem no hemisfério direito.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media