Mais
×

Gatos: curas para diarreia em filhotes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Filhotes de gatos possuem estômagos frágeis e, normalmente, têm diarreia por uma razão ou outra. Essa condição, assim como nos humanos, não é uma doença propriamente dita, mas um sintoma de outro problema. Quando seu gatinho sofrer disso, você notará que as fezes estarão mais contínuas ou líquidas e seu animal poderá sofrer algum tipo de acidente devido ao intestino solto. O real perigo é a desidratação. Um pequeno gato pode ficar realmente em perigo muito rapidamente.

A desidratação pode deixar seu gatinho em perigo muito rápido (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Causas e diagnósticos

A diarreia é causada por muitas coisas, portanto, considere vários fatores para saber o que está errado, incluindo a consistência e a cor das fezes, bem como a duração da condição. Segundo o site felineexpress.com, os gatinhos adquirem a diarreia por causa de parasitas, viroses, colite, intoxicações alimentares, bactérias, giárdia, protozoários e estresse. Uma aguda dura apenas dois dias, enquanto a crônica é mais duradoura e séria. Leve seu animal ao veterinário se a condição durar mais que 48 horas e é acompanhada por outros sintomas e comportamentos estranhos. Se esse é o caso, leve junto uma amostra das fezes para exames.

O cuidado com gatos com diarreia

A coisa mais importante para se lembrar é a manutenção da hidratação. Providencie muita água, uma caixa de areia limpa e um local quieto e tranquilo para ele descansar. Limpe a área traseira do animal com uma toalha macia úmida, evitando uma infecção bacteriana. Obviamente, elimine ou descontinue o uso de qualquer coisa que você suspeite ser a causa da diarreia. Para checar a desidratação, puxe a nuca. Ela deve, facilmente, voltar ao estado normal. Caso não ocorra, o animal pode estar desidratado. As gengivas devem estar rosas e não brancas.

Dieta

É importante alimentar seu filhote com uma dieta bem leve e familiar, evitando agravar a condição. Um pouco de caldo de frango pode ajudar a normalizar o estômago, apenas certifique-se que a sopa não contenha cebola. Abóbora e batata doce auxiliam na cura da diarreia leve, de acordo com o site all-about-cute-cats.com. Ração seca deve ser incorporada à dieta também. Evite leite e derivados de carne.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article