A gema dos nascidos em dezembro: descrição e significados

Escrito por steffy claire | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A gema dos nascidos em dezembro: descrição e significados
Existem numerosas gemas associadas ao mês de dezembro (variety of gems image by OMKAR A.V from Fotolia.com)

Topázio azul, lápis lazúli, tanzanita, turquesa, crisópraso, ônix, rubi e zircônia azul são as gemas dos nascidos no mês de dezembro. Além dessas pedras, os signos do zodíaco de Sagitário (23 novembro-21 dezembro) e Capricórnio (22 dezembro-20 janeiro) incluem safira, berilo, granada, ágata e ametista. As pedras para o mês de dezembro incluem variedades antigas, modernas e tradicionais. A zircônia azul é a pedra tradicional para dezembro, embora topázio azul seja a pedra moderna para os nascidos entre 23 de novembro e 21 de dezembro. Esta gema é a pedra de dezembro reconhecida na antiga tradição hindu.

Turquesa

Datado de 3.000 anos antes de Cristo, esta pedra opaca era encontrada em muitos artefatos da Mesopotâmia, Egito e Suméria. O nome da pedra azul é um derivado de "Turquia", porque se origina deste país. Soldados acreditavam que a pedra os protegia de quedas de seus cavalos, e as crianças em algumas culturas, pensavam que a pedra as protegia, ajudava a dormir e evitava pesadelos. A pedra também adornava os pescoços dos faraós do Egito, de Cleópatra e dos nativos americanos. Com fontes de mineração no México, China e Austrália, ela permanece disponível e acessível. A turquesa é recomendada para o primeiro e o quinto aniversário de casamento.

A gema dos nascidos em dezembro: descrição e significados
Turquesa é uma jóia versátil e muito apreciada (Multifarious turquoise jewerly image by ElsSh from Fotolia.com)

Zircônia azul

Zircônia azul é a pedra tradicional para o mês de dezembro. É mais pesada do que quaisquer outras gemas com as mesmas medidas. A zircônia vem em várias cores e é uma joia popular entre colecionadores. Na forma clara se parece com um diamante, no entanto, por esta razão, muitos optam pela zircônia cúbica, de fabricação mais barata. A mineração de zircônia ocorre no Sri Lanka, Tailândia, Camboja, Austrália e muitos outros países. No passado, acreditava-se que a pedra trazia boa saúde, sabedoria, honra, prosperidade e uma boa noite de sono para o seu dono. Acreditava-se também que aliviava a dor, aumentava o apetite e protegia os viajantes do mal.

Tanzanita

A tanzanita é uma pedra azul-violeta descoberta nos últimos 90 anos, que se juntou à zircônia azul e turquesa como a pedra para o mês de dezembro. Ela foi descoberta em meados dos anos sessenta e se assemelha à safira. A pedra foi encontrada nas montanhas da Tanzânia, leste da África, que continua sendo sua única fonte de mineração. Em 1968, a Tiffany & Co. introduziu a pedra para o mundo. A tanzanita é uma pedra frágil que deve ser protegida do calor extremo, batidas e produtos químicos. Essa é a pedra preciosa sugerida para um aniversário de casamento de 24 anos.

A gema dos nascidos em dezembro: descrição e significados
A tanzanita é a única pedra desde 1912 a ser adicionada à lista oficial do mês de nascimento (tanzanite ring image by Julianna Olah from Fotolia.com)

Safira

A safira é a pedra para o signo do zodíaco de Sagitário (23 novembro-21 dezembro). Ela é o segundo mineral mais duro e consiste de marrons, verdes, transparentes, branco, roxo, laranja e variedades de azul. A mudança de cor de safira, que é azul na natureza, varia de tons em luz diferente. Algumas safiras têm formas de estrela visíveis na pedra. Estas safiras estreladas são raras e, consequentemente, são requintadas e caras. A mineração de safiras ocorre no Brasil, na África, Tailândia, Austrália, Vietnã, Índia, Ceilão e Mianmar. De acordo com o folclore, safiras promovem a iluminação espiritual e paz interior, aliviam o reumatismo, cólicas, doenças mentais e depressão. A safira é uma pedra preciosa sugerida para o quinto, 23 º e 45 º aniversário de casamento. Para o 65 º aniversário de casamento, a safira estrelada é normalmente usada.

Uso e cuidados

As pedras, que representam o mês de dezembro, são usadas para colares, anéis, brincos, relógios, pingentes e pulseiras. Pedras de turquesa são complementares à prata e podem ser usadas para decorar chapéus, cintos e outros acessórios. Pedras de turquesa são porosas e, portanto, a gema não deve ser colocada próxima a elementos químicos, óleos ou outros líquidos. A zircônia, macia por natureza, precisa de proteção contra arranhões, golpes duros, água quente e produtos químicos. Como todas as pedras preciosas, um cuidado especial deve ser tomado, em termos de armazenamento e limpeza, para evitar danos ao corte e qualidades naturais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível