A gema dos nascidos em dezembro: descrição e significados

Escrito por steffy claire | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A gema dos nascidos em dezembro: descrição e significados
Existem numerosas gemas associadas ao mês de dezembro (variety of gems image by OMKAR A.V from Fotolia.com)

Topázio azul, lápis lazúli, tanzanita, turquesa, crisópraso, ônix, rubi e zircônia azul são as gemas dos nascidos no mês de dezembro. Além dessas pedras, os signos do zodíaco de Sagitário (23 novembro-21 dezembro) e Capricórnio (22 dezembro-20 janeiro) incluem safira, berilo, granada, ágata e ametista. As pedras para o mês de dezembro incluem variedades antigas, modernas e tradicionais. A zircônia azul é a pedra tradicional para dezembro, embora topázio azul seja a pedra moderna para os nascidos entre 23 de novembro e 21 de dezembro. Esta gema é a pedra de dezembro reconhecida na antiga tradição hindu.

Outras pessoas estão lendo

Turquesa

Datado de 3.000 anos antes de Cristo, esta pedra opaca era encontrada em muitos artefatos da Mesopotâmia, Egito e Suméria. O nome da pedra azul é um derivado de "Turquia", porque se origina deste país. Soldados acreditavam que a pedra os protegia de quedas de seus cavalos, e as crianças em algumas culturas, pensavam que a pedra as protegia, ajudava a dormir e evitava pesadelos. A pedra também adornava os pescoços dos faraós do Egito, de Cleópatra e dos nativos americanos. Com fontes de mineração no México, China e Austrália, ela permanece disponível e acessível. A turquesa é recomendada para o primeiro e o quinto aniversário de casamento.

A gema dos nascidos em dezembro: descrição e significados
Turquesa é uma jóia versátil e muito apreciada (Multifarious turquoise jewerly image by ElsSh from Fotolia.com)

Zircônia azul

Zircônia azul é a pedra tradicional para o mês de dezembro. É mais pesada do que quaisquer outras gemas com as mesmas medidas. A zircônia vem em várias cores e é uma joia popular entre colecionadores. Na forma clara se parece com um diamante, no entanto, por esta razão, muitos optam pela zircônia cúbica, de fabricação mais barata. A mineração de zircônia ocorre no Sri Lanka, Tailândia, Camboja, Austrália e muitos outros países. No passado, acreditava-se que a pedra trazia boa saúde, sabedoria, honra, prosperidade e uma boa noite de sono para o seu dono. Acreditava-se também que aliviava a dor, aumentava o apetite e protegia os viajantes do mal.

Tanzanita

A tanzanita é uma pedra azul-violeta descoberta nos últimos 90 anos, que se juntou à zircônia azul e turquesa como a pedra para o mês de dezembro. Ela foi descoberta em meados dos anos sessenta e se assemelha à safira. A pedra foi encontrada nas montanhas da Tanzânia, leste da África, que continua sendo sua única fonte de mineração. Em 1968, a Tiffany & Co. introduziu a pedra para o mundo. A tanzanita é uma pedra frágil que deve ser protegida do calor extremo, batidas e produtos químicos. Essa é a pedra preciosa sugerida para um aniversário de casamento de 24 anos.

A gema dos nascidos em dezembro: descrição e significados
A tanzanita é a única pedra desde 1912 a ser adicionada à lista oficial do mês de nascimento (tanzanite ring image by Julianna Olah from Fotolia.com)

Safira

A safira é a pedra para o signo do zodíaco de Sagitário (23 novembro-21 dezembro). Ela é o segundo mineral mais duro e consiste de marrons, verdes, transparentes, branco, roxo, laranja e variedades de azul. A mudança de cor de safira, que é azul na natureza, varia de tons em luz diferente. Algumas safiras têm formas de estrela visíveis na pedra. Estas safiras estreladas são raras e, consequentemente, são requintadas e caras. A mineração de safiras ocorre no Brasil, na África, Tailândia, Austrália, Vietnã, Índia, Ceilão e Mianmar. De acordo com o folclore, safiras promovem a iluminação espiritual e paz interior, aliviam o reumatismo, cólicas, doenças mentais e depressão. A safira é uma pedra preciosa sugerida para o quinto, 23 º e 45 º aniversário de casamento. Para o 65 º aniversário de casamento, a safira estrelada é normalmente usada.

Uso e cuidados

As pedras, que representam o mês de dezembro, são usadas para colares, anéis, brincos, relógios, pingentes e pulseiras. Pedras de turquesa são complementares à prata e podem ser usadas para decorar chapéus, cintos e outros acessórios. Pedras de turquesa são porosas e, portanto, a gema não deve ser colocada próxima a elementos químicos, óleos ou outros líquidos. A zircônia, macia por natureza, precisa de proteção contra arranhões, golpes duros, água quente e produtos químicos. Como todas as pedras preciosas, um cuidado especial deve ser tomado, em termos de armazenamento e limpeza, para evitar danos ao corte e qualidades naturais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível