A história dos caminhões GMC

Escrito por contributing writer | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história dos caminhões GMC
Max Grabowsky criou a Rapid Motor Vehicle Co. em 1902 (GMC.com)

Max Grabowsky criou a Rapid Motor Vehicle Co. em 1902 com a idéia de fabricar caminhões comerciais para transporte. Mais de 100 anos depois, a companhia de Grabowsky, que ficou conhecida no mundo todo como GMC, é uma das maiores fabricantes globais de caminhões de todos os formatos e tamanhos, é considerada top de linha em caminhões profissionais no mundo automotivo da General Motors.

Outras pessoas estão lendo

A formação da Caminhões GMC

A General Motors comprou a companhia de Grabowsky em 1909 com a idéia de fazer seus próprios caminhões. Em 1911, a GM comprou a motores Reliance e revelou o caminhões GMC ao público no ano seguinte. A princípio os caminhões não foram um sucesso, mas começaram a se destacar durante uma série de jogadas publicitárias incluindo uma viagem através do país. Naquele mesmo ano os caminhões GMC começaram a ser usados pelo exército americano. Naquele período os engenheiros da Reliance se tornaram empregados da GMC.

Primeiros modelos e crescimento

A capacidade dos primeiros caminhões explodiu entre as décadas de 1910 e 1920, passando de menos de uma tonelada para 10 toneladas . Os caminhões eram focados em durabilidade e não em conforto. A primeira guerra mundial foi um grande avanço para a companhia pois 90% da venda de seus veículos entre 1917 e 1919 foi para o governo dos Estados Unidos. Isso seria útil no futuro.

Segunda guerra mundial

A GMC continuou a desenvolver seus modelos e o tamanho dos caminhões durante os anos 30, enquanto continuava a trabalhar com o exército. O começo da segunda guerra mundial fortaleceu a produção e em 1942 todos os caminhões GMC estavam sendo utilizados na guerra. A companhia ganhou o "E-Award" em 1944 por excelência no empenho na guerra.

Pós-guerra

As coisas ficaram um pouco agitadas depois da guerra. Logo que a produção de veículos civis começou, os trabalhadores entraram em greve por 6 meses em 1946. No entanto, ao final da década a companhia tinha mais de 75 modelos em produção.

Os bons anos

As décadas de 50 e 60 trouxeram crescimento contínuo aos caminhões GMC, já que seus veículos ficaram maiores e mais inovadores. Vans, as primeiras SUVS e tratores se tornaram parte da linha da GMC nesta era. Em 1968 a GMC era a terceira maior vendedora de caminhões do mundo.

A mudança nos caminhões

As décadas de 80 e 90 trouxeram muitas mudanças para a GMC enquanto lutava contra altos custos de produção e competição estrangeira. A companhia entrou no mercado de picapes compactas neste período e se focou em fortalecer a identidade da marca. Por exemplo, os caminhões GMC foram os caminhões oficiais da Olimpíada de 1984. Em 1988, pararam a produção de caminhões pesados. Em 1996 o termo "caminhão" foi retirado do nome da GMC em um esforço para aumentar as vendas.

Modelos

Alguns dos caminhçoes mais conhecidos da GMC são Jimmy, Suburban, Sierra, Tracker e Yukon.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível