A história das frituras por imersão

Escrito por beth lytle | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história das frituras por imersão
Batatas fritas são frituras por imersão (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

É sabido e admitido que as frituras por imersão não têm a melhor das reputações. A maioria das pessoas saudáveis evitam comer essas comidas, se puder. O motivo pelo qual essas frituras são pouco saudáveis é que o óleo é absorvido pelo alimento enquanto ele é cozido. A temperatura do óleo é o que lhe permite penetrar na comida, que fica seca se for cozida demais.

Outras pessoas estão lendo

História da fritura

A fritura por imersão é a prática de fritar comida em óleo ou gordura, e pode remontar ao Egito antigo. Para muitos países, o ato de imergir comida em gordura animal ou vegetal tem sido uma tradição de longa duração.

Para os nossos ancestrais, fritar comida era uma maneira rápida e fácil de cozinhar a comida. Isso tornou fácil para eles obterem a nutrição que tanto queriam. Era também agradável ao paladar. Atualmente, fritar comida é uma solução maravilhosa para os nossos estilos de vida apressados e a vida do dia a dia.

Presto

A National Presto Industries é reconhecida como líder nos aparelhos eletrodomésticos. Com uma longa história de inovação, a companhia foi fundada em 1905 em Eau Claire, Wisconsin. Nessa época, ela fabricava panelas de pressão de tamanho industrial, que eram conhecidas como "canner retorts" (panelas de réplica, em tradução livre).

Finalmente, a Presto introduziu um novo conceito em frituras por imersão, com o Fry Baby, uma fritadeira por imersão elétrica, que foi muito popular, prometendo manter a temperatura ideal da fritura e fazendo facilmente apenas duas porções de comida.

Nossos ancestrais usavam fritura de imersão como meio de preservação

Fritura por imersão é também uma maneira de preservar o alimento. O frango que foi frito de manhã ainda pode ser servido para o jantar. Essa é a razão provável para os nossos ancestrais terem escolhido esse método de preparação da comida. Os melhores óleos para serem usados nas frituras por imersão são o de girassol, o de açafrão e o de abacate. Todos esses podem ser aquecidos em alto grau sem fazer fumaça.

Ao pensar a respeito da preservação da comida, pense em rosquinhas tipo "donuts" e em macarrões chineses. Todas essas comidas têm uma vida bem longa na prateleira.

História cultural

Cada cultura tem sua própria história em relação à fritura por imersão. Algumas tendem a usar azeite, óleo de coco, de gergelim, de amendoim, de semente de linho, de girassol e de vegetais ou de avelã para cozinhar sua comida. Ao combinar certas especiarias com certos tipos de óleo para fritura por imersão, o cozinheiro e as pessoas que comem o alimento podem realmente mudar o gosto da comida.

Pizza frita por imersão e sua história

A pizza frita por imersão é um prato muito popular em países como a Escócia, onde se originou nos anos 1970, e na Itália. Costuma ser servida com um pratinho de batatas fritas cortadas à portuguesa e regada com molho escuro (de receitas variadas, às vezes com molho inglês, ketchup etc.), oferecida com vários recheios. A pizza frita mais simples é: massa de pizza com sal ou açúcar imersa em óleo fervente. É conhecida como "pizzarella", "awoltolo" e "gnocco frito", assim como muitos outros nomes.

Outra variação é chamada de "pizza crocante", que consiste de fatias de pizza empanadas e fritas em óleo fervente, muitas vezes servidas com batata frita. Também acontece de a pizza ser frita por inteiro.

História das barras de chocolate fritas Mars Bars

As Mars Bars fritas por imersão começaram como uma comidinha em uma série de comédia dos anos 1980 originária da Austrália. Acabaram chegando às lojas britânicas de salgadinhos ensacados. Dizia-se que as Mars Bars tinham sido criadas no Haven Chip Bar em Stonehaven, na costa nordeste da Escócia. Existem informações conflitantes a respeito de onde exatamente as Mars Bars fritas por imersão se originaram, pois outra fonte lista a primeira menção a elas em 1995. O fato é que essa ameaça ao entupimento das artérias continua sendo uma comida favorita pelo mundo afora.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível