Ideias para atividades sobre os perigos de estranhos com "Chapeuzinho Vermelho"

Escrito por mary macintosh | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para atividades sobre os perigos de estranhos com "Chapeuzinho Vermelho"
Um conto de fadas pode ajudar a ilustrar os perigos reais que as crianças podem enfrentar (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Crianças de todas as idades podem ser expostas a pessoas e situações perigosas. Educar os alunos sobre o perigo de estranhos ajuda-os a reconhecer as circunstâncias inseguras, diminuindo o risco de rapto de crianças. Mesmo as crianças muito novas podem aprender a evitar pessoas estranhas e perigosas, embora possa faltar nelas um nível superior de compreensão dos riscos envolvidos. Para ensinar às crianças pequenas lições compreensíveis sobre o perigo de estranhos, use atividades baseadas na célebre história de "Chapeuzinho Vermelho".

Outras pessoas estão lendo

Ler a história

Dê a história "Chapeuzinho Vermelho" para as crianças como uma tarefa de leitura. Dependendo da idade delas, você pode precisar ler a história em voz alta como uma lição de grupo. Usar bonecos para ilustrar a história pode ajudar os pré-escolares e alunos do jardim de infância a manter a atenção e entender o enredo. Depois que a história terminar, garanta a compreensão integral, discutindo os acontecimentos. Permita que os alunos desenhem ou coloram gravuras dos pontos principais da trama.

Lição de segurança

Depois de ler a história, converse com as crianças sobre segurança. Sem entrar em detalhes violentos desnecessários, explique que algumas pessoas têm más intenções, como o lobo mau da história. Diga aos alunos que algumas pessoas ruins não apresentam o mal por fora, porque elas podem se disfarçar com mentiras e aparência amigável. Incentive as crianças a confiar em sua intuição e sair de uma situação que parece errada -- Chapeuzinho Vermelho reparou como o lobo parecia estranho e perigoso antes de tentar comê-la. Discuta a ideia de uma "palavra secreta", que os pais e cuidadores usem para deixar a criança saber que estão seguros. Converse sobre o sistema de amigo e sobre como ficar sozinho em áreas desertas pode colocar a criança em risco.

Recordar e reescrever

Um dia depois de ler "Chapeuzinho Vermelho" e aprender sobre segurança, tenha outra discussão em classe. Peça aos alunos para recordar o que aconteceu na história. Questione o comportamento de "Chapeuzinho Vermelho" e deixe os alunos explicarem quais ações eram perigosas. Reescreva a história em grupo, usando os princípios do perigo de estranhos. Por exemplo, quando Chapeuzinho Vermelho percebe algo errado com a aparência da sua avó, ela poderia pedir a palavra secreta para verificar sua identidade. Deixe as crianças escreverem e ilustrarem um novo livro contendo a história revista.

Comunique-se com os pais

Mande uma carta aos pais explicando a lição sobre o perigo de estranhos e Chapeuzinho Vermelho. Incentive-os a rever a história com seus filhos e criar uma palavra secreta e uma lista com os membros da família e amigos seguros. Lembre os pais que abrir a comunicação sobre esses temas difíceis levará as crianças a terem menos vergonha e ficarem mais propensas a falar sobre suas experiências com estranhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível