Ideias para dissertações explicativas

Escrito por rebecca macken | Traduzido por dalete queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias para dissertações explicativas
Dissertações explicativas são textos informativos destinados a desenvolver habilidades na clareza da composição, exploração do tema e da pesquisa (Comstock/Comstock/Getty Images)

As dissertações explicativas fornecem aos leitores informações sobre um tema específico, exigindo que os escritores não só ofereçam mais detalhes sobre o assunto como também forneçam o contexto e a compreensão geral. Em sua trajetória escolar, os alunos desenvolvem as habilidades necessárias para pesquisar e escrever textos explicativos. Embora o desenvolvimento de habilidades seja importante para aperfeiçoar a arte de redação, a escolha de um tema pode ser igualmente desafiador e requer escritores que considerem uma variedade de categorias da vida cotidiana para as questões sociais e políticas abrangentes amplas.

Outras pessoas estão lendo

Temas baseados em opinião

Dependendo do tema em análise, os temas da dissertação explicativa exigem níveis de pesquisa diferentes. Alguns tópicos não requerem investigação adicional para além de suas próprias observações do escritor. Os tópicos podem incluir artigos de opinião sobre os programas específicos ou políticas escolares, tais como as opiniões do escritor sobre as mudanças desejáveis ​​para o programa de merenda escolar ou a importância do código de conduta da escola. Outros temas podem girar em torno dos gostos e desgostos do escritor, como temas sobre comidas favoritas, animais e atividades. É importante quando se escreve sobre esses tipos de temas em que o escritor explica claramente o tema e sua posição, incluindo detalhes significativos e exemplos para ajudar a fornecer ao leitor uma compreensão completa do assunto.

Temas de experiência pessoal

Tal como os temas de dissertação explicativa baseados com base na experiência pessoal, nem sempre exigem investigação. Além disso, as mesmas regras de clareza e a inclusão de detalhes pertinentes permite uma exploração mais ampla do tema. Os tópicos podem incluir a exploração das experiências individuais com educadores, pais e amigos. Outros temas podem ser menos centrados em pessoas, como os escritores que discutem suas experiências com um determinado livro através de uma discussão sobre o livro e como isso afetou o escritor.

Como argumentar

As dissertações explicativas fornecem aos leitores as informações necessárias para entender um assunto, como fazer temas que exigem uma atenção até de mais minutos nas etapas de um processo, que são excelentes práticas para escritores que buscam dominar essa forma de dissertação. Escritores podem escolher como fazer temas que vão do simples ao complexo. Textos simples do tipo "Como fazer" podem incluir como fazer um sanduíche de manteiga de amendoim e geleia ou como fazer artesanato caseiro de papel machê. Temas mais complexos podem lidar com temas como ciência e engenharia, tais como a forma de criar um composto químico ou projetar um modelo mecânico.

Assuntos políticos e sociais

Questões sociais e políticas passadas, bem como as atuais, ​​fornecem escritores com uma variedade de dissertações explicativas, detalhadas por meio de pesquisa objetiva e apresentação do assunto. Os escritores devem descrever claramente o problema, fornecer informações básicas e formular hipóteses objetivas com base nas informações recolhidas. Temas sociais e políticos podem incluir temas polêmicos como o aborto ou a pena de morte, instituições sociais, como o casamento, ou até mesmo questões religiosas. Além disso, temas como o meio ambiente e os acontecimentos históricos -- a exemplo da industrialização ou mudança de estruturas de classe -- também são temas viáveis​​.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível