Ideias de como ensinar sobre cultura grega no ensino médio

Escrito por theo estes | Traduzido por rafaela rog
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ideias de como ensinar sobre cultura grega no ensino médio
A cultura da Grécia Antiga continua impactando nossa sociedade (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A cultura da Grécia Antiga impactou a sociedade ocidental de diversas maneiras. Sua influência pode ser percebida nas origens da ciência, filosofia, democracia, arquitetura, arte e literatura. Apesar de todas essas contribuições, a cultura Helênica clássica parece não ter nenhuma importância para os alunos do ensino médio. Desenvolva planos de aulas criativos para reavivar o interesse pela cultura Grega entre seus alunos.

Outras pessoas estão lendo

Os mitos gregos e a linguagem moderna

A mitologia Grega influenciou fortemente a cultural ocidental e continua influenciando o modo como falamos. Faça com que seus alunos leiam alguns mitos gregos e depois discuta sobre como tais mitos se tornaram ilustrações culturais para muitas ideias e conceitos. Discuta sobre como esses mitos nos forneceram palavras específicas, por exemplo, como o mito de Narciso nos legou à palavra "narcisista". Explique como algumas palavras que possuem raízes na mitologia Grega são usadas como expressões idiomáticas. Por exemplo: "Calcanhar de Aquiles" que significa o ponto fraco de uma pessoa.

Monte uma peça de teatro grega

O teatro era uma parte importante da sociedade Grega antiga e é um de seus legados mais duradouros. Faça com que seus alunos pesquisem como as peças eram encenadas, sobre o figurino, o palco e o estilo usado pelos atores. Depois, faça com eles escolham uma peça curta ou a cena de uma peça mais longa. Instrua-os a criarem figurinos e cenários que sejam o mais próximo possível dos originais. A peça pode ser encenada na sala de aula ou para um público maior.

Atenas e Esparta: As raízes da política moderna

A Grécia Antiga foi o berço de diversos ideais políticos que continuam relevantes para a sociedade contemporânea. Use duas das mais famosas cidades-estados gregas, Antenas e Esparta, para ensinar seus alunos sobre a política na Grécia Antiga e sobre as diferenças entre as formas de governo da época e as de hoje . Usando Atenas como um exemplo de democracia e Esparta de totalitarismo, discuta sobre como cada cidade-estado era governada, suas semelhanças e disparidades. Os estudantes também podem investigar como o conceito de democracia da Grécia Antiga difere do moderno.

Literatura antes da escrita: Poesia oral

A Grécia Antiga foi um tempo onde as histórias eram transmitidas oralmente em vez de serem escritas. Peça para que seus alunos investiguem como a tradição oral na literatura difere da tradição escrita que é predominante em nossa sociedade . Faça com que eles leiam um poema épico, como "Odisseia" de Homero. Cada um dos estudantes pode memorizar uma parte do poema e recitá-la para a turma. Instigue uma discussão sobre como a experiência de ler o poema é diferente da de ouvi-lo em voz alta. Fale também sobre como a métrica dos poemas, o pentâmetro iâmbico, ajudava os poetas na hora de recitar os poemas. Para comparação, peça que os alunos memorizem uma passagem de um texto em prosa e pergunte qual foi mais fácil e por quê.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível