A importância do envolvimento dos pais na primeira infância

Escrito por contributing writer | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A importância do envolvimento dos pais na primeira infância
Os pais ajudam no desenvolvimento cognitivo da criança (Child image by Serenitie from Fotolia.com)

O envolvimento positivo dos pais no estágio da primeira infância pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, bem como na disposição e realização escolar. Eles também podem influenciar nas habilidades sociais e maturidade emocional da criança. A influência dos pais na vida das crianças pequenas é muito maior do que a dos professores e programas da primeira infância.

Outras pessoas estão lendo

Conhecimento

A primeira infância é o estágio do desenvolvimento de crianças entre 2 a 6 anos de idade. Esse é um período de crescimento e desenvolvimento rápido. As crianças nesse estágio aprendem principalmente através de brincadeiras e outras atividades práticas. Essa etapa as prepara para tarefas mais complexas e para a aprendizagem nos estágios posteriores. Como os pais são os primeiros adultos aos quais a criança está exposta, eles devem ser capazes de compreender o quão crucial essa fase é no desenvolvimento posterior dos pequenos.

A importância do envolvimento dos pais na primeira infância
O período dos 2 aos 6 anos é de desenvolvimento e crescimento acelerados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cognitivo

Os pais devem ser capazes de proporcionar oportunidades para as crianças maximizarem a aprendizagem cognitiva realizando com elas atividades simples. Brinquedos imaginativos, música, materiais de arte e exposição a um vocabulário rico melhoram as habilidades do raciocínio. Eles devem passar tempo criando uma atmosfera que motive a criança a descobrir e criar novas ideias. É também a responsabilidade deles proporcionar uma dieta nutritiva para os filhos com proteína, vitaminas e minerais vitais suficientes para o desenvolvimento das células nervosas do cérebro.

A importância do envolvimento dos pais na primeira infância
Pais que brincam com os filhos maximizam as habilidades de raciocínio deles (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Educação

Um artigo do site "Harvard Research Project" afirma que pais que têm um envolvimento ativo na aprendizagem e nas atividades escolares têm impactos positivos no desempenho acadêmico dos filhos. Esse envolvimento também melhora as habilidades sociais das crianças, que as ajudam a lidar com o ambiente dinâmico da escola. Além disso o artigo relata que quando uma criança frequenta o jardim da infância, os pais que costumam ler em casa proporcionam para a criança uma maior habilidade de compreensão de leitura

A importância do envolvimento dos pais na primeira infância
Os pais devem envolver-se na aprendizagem escolar (Kraig Scarbinsky/Photodisc/Getty Images)

Emoções

De acordo com um artigo escrito por Noboru Kobayashi, médico do website "newhorizons.com", quando uma criança é criada em um ambiente cheio de angústia e traumas emocionais, ela pode experienciar um atraso no crescimento e no desenvolvimento tanto no aspecto físico quanto mental. Essa condição é chamada "Síndrome da Carência Emocional". Essa condição geralmente acontece quando as crianças são criadas em orfanatos ou em ambientes inapropriados. Essa teoria afirma que o crescimento biológico da criança é ligado às emoções. O Dr. Kobayashi relata que as crianças já possuem programas biológicos inerentes, como andar, assim que elas nascem. A ativação desses programas é influenciada pelo tipo de exposição emocional pelo qual elas passam. As crianças expostas a um ambiente amoroso e encorajador podem acelerar e maximizar o processo de tais programas biológicos.

A importância do envolvimento dos pais na primeira infância
Crianças criadas em ambientes afetivos desenvolvem-se melhor (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

Considerações

A doutora Marian Cleeves Diamond, em seu artigo no site "newhorizons.com", adverte os pais que o excesso de estímulo também é prejudicial ao desenvolvimento cerebral da criança. O cérebro precisa de tempo adequado para processar informações. A hiperestimulação só causa estresse e cansaço desnecessário na criança. Com relação à educação básica, os programas que reconhecem e consolidam o papel dos pais na aprendizagem devem ser estabelecidos. Os pais e os profissionais de assistência à infância devem se comunicar constantemente e trabalhar de mãos dadas para uma aprendizagem ideal para a criança.

A importância do envolvimento dos pais na primeira infância
Pais, terapeutas e professores devem trabalhar em conjunto (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível