Infecção e irritação do trato urinário em um filhote

Escrito por debra durkee | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Infecção e irritação do trato urinário em um filhote
As infecções do trato urinário em cachorros não são incomuns (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

As infecções do trato urinário em cachorros não são incomuns e tendem a ocorrer mais em fêmeas do que em machos. A detecção precoce pode ser difícil em filhotes, principalmente aqueles que ainda não foram treinados. A doença pode ser confundida com os acidentes típicos que ocorrem com um filhote, tornando o diagnóstico difícil. Detectar a infecção rapidamente não apenas torna mais fácil a cura, mas vai evitar longos dias de desconforto para o cachorro.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Uma vez que os filhotes ainda têm bexigas pequenas com pouco controle, pode ser difícil detectar a diferença entre acidentes típicos e uma infecção do trato urinário. Um filhote de cachorro com uma infecção urinária terá maiores números de micções e em quantidades menores e, em alguns casos, não mostrará sinais de que está ciente de que está urinando. A urina pode ter uma aparência estranha e pode ser turva ou tingida de sangue. Frequentemente, o cheiro é muito mais forte do que o normal e pode mesmo conter pequenos cristais. Quando há tais cristais na urina - e nos casos em que a urina é simplesmente descolorida - o cachorro também pode mostrar sinais de desconforto e dor ao urinar e depois.

Causas

A infecção urinária é causada quando bactérias entram no trato urinário do cachorro. Há sempre bactérias na parte externa do corpo de um filhote, mas quando elas entram nas partes internas do sistema - a uretra e a bexiga - uma infecção urinária se desenvolve. Uma vez que o trato do exterior do corpo para a bexiga é mais curto em filhotes fêmeas do que em machos, a infecção é muito mais comum em fêmeas. Contudo, ela mostra sinais em machos e os sintomas são os mesmos. Em alguns cachorros, os sintomas são incontinência leve e a infecção do trato urinário só será diagnosticada por um veterinário que realiza um exame de urina.

Tratamentos

Assegure-se de que o cachorro beba muita água, pois isso diluirá a urina e tornará mais fácil eliminar as bactérias do corpo. Quando a doença é diagnosticada por um veterinário, o tratamento geralmente incluiu um curso de antibióticos. Esse medicamento será prescrito para administração durante pelo menos vários dias após o desaparecimento dos sintomas a fim de assegurar que todas as bactérias sejam mortas e eliminadas do corpo para evitar a reinfecção. Em alguns casos, também pode ser sugerido dar ao cachorro sucos cítricos ou de arando para ajudar a matar as bactérias.

Problemas de treinamento

Alguns filhotes podem levar mais tempo do que outros para serem treinados e quando o cachorro tem uma infecção urinária, esse processo pode demorar ainda mais. A incontinência pode levar a acidentes constantes em casa, de modo que o cãozinho não deve ser punido, pois ocorre em virtude de uma doença que ele não consegue controlar. Levar o animal para fora com mais frequência para urinar pode ajudar, mas filhotes com pouco controle sobre a bexiga quando estão saudáveis ​​serão mais difíceis de treinar quando doentes. No entanto, as infecções do trato urinário geralmente podem ser curadas em questão de dias com a medicação prescrita por um veterinário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível