Influências psicológicas no comportamento do consumidor

Escrito por jen davis | Traduzido por ale grassi
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Influências psicológicas no comportamento do consumidor
As compras podem ser influenciadas por uma série de fatores psicológicos (Shopping image by Bianca from Fotolia.com)

Existem vários fatores psicológicos que influenciam o comportamento de compra dos consumidores. Suas decisões pessoais muitas vezes são influenciadas por percepções de necessidades, desejos e status na vida. Alguns comportamentos são subconscientes, enquanto outros são influenciados por decisões conscientes a fim de atingir determinados objetivos ou ajustar-se a um segmento específico de escolhas de estilo de vida.

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Motivos pessoais

Um consumidor pode vir a comprar um produto no qual ele acredita que possa promover seus objetivos ou satisfazer alguma necessidade. Ele pode, por exemplo, parar em uma praça de alimentação por sentir fome e escolher uma salada por acreditar que vai ajudá-lo a perder peso ou alcançar um estilo de vida mais saudável.

Personalidade

A personalidade de uma pessoa afetará também seu comportamento como consumidor. Indivíduos têm gostos que são pessoais. Por exemplo, duas mulheres de 40 anos de idade podem estar na mesma loja e verem uma blusa rosa em promoção. A primeira mulher pode decidir comprá-la por ser sua cor favorita, enquanto a segunda pode optar por não comprar por não gostar da cor rosa.

Percepção

O comportamento do consumidor é muita vezes influenciado por percepções pessoais sobre certos produtos. Se duas colchas - uma produzida em grande escala na China e outra feita a mão nos Estados Unidos - estiverem em promoção na mesma loja, é mais provável que a colcha feita a mão seja mais cara e percebida como mais valiosa e desejada pelos consumidores, apesar de ambas possuírem a capacidade mantê-los aquecidos. Atitudes e conhecimento, sejam justificados ou subentendidos, influenciam fortemente as percepções pessoais dos consumidores sobre os produtos.

Classe social

Certos comportamentos de consumo, especialmente a popularidade de produtos de marca e o desejo de comprá-los, são alimentados pelas classes sociais. Alguns itens são percebidos como pertencentes a membros de determinadas classes. Os consumidores estão propensos a comprar itens que veem como parte de sua posição social ou que acreditam que irá elevar seu status social.

Cultura

Os consumidores podem ser levados a certos comportamentos pela cultura na qual pertencem. Alguns produtos podem ser vistos como normais em uma cultura e estranhos em outra. A origem étnica e as localizações geográficas desempenham um papel importante na cultura e no estabelecimento do comportamento cultural aceitável e inaceitável do consumidor.

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