Influências psicológicas no comportamento do consumidor

Escrito por jen davis | Traduzido por ale grassi
Influências psicológicas no comportamento do consumidor
As compras podem ser influenciadas por uma série de fatores psicológicos (Shopping image by Bianca from Fotolia.com)

Existem vários fatores psicológicos que influenciam o comportamento de compra dos consumidores. Suas decisões pessoais muitas vezes são influenciadas por percepções de necessidades, desejos e status na vida. Alguns comportamentos são subconscientes, enquanto outros são influenciados por decisões conscientes a fim de atingir determinados objetivos ou ajustar-se a um segmento específico de escolhas de estilo de vida.

Motivos pessoais

Um consumidor pode vir a comprar um produto no qual ele acredita que possa promover seus objetivos ou satisfazer alguma necessidade. Ele pode, por exemplo, parar em uma praça de alimentação por sentir fome e escolher uma salada por acreditar que vai ajudá-lo a perder peso ou alcançar um estilo de vida mais saudável.

Personalidade

A personalidade de uma pessoa afetará também seu comportamento como consumidor. Indivíduos têm gostos que são pessoais. Por exemplo, duas mulheres de 40 anos de idade podem estar na mesma loja e verem uma blusa rosa em promoção. A primeira mulher pode decidir comprá-la por ser sua cor favorita, enquanto a segunda pode optar por não comprar por não gostar da cor rosa.

Percepção

O comportamento do consumidor é muita vezes influenciado por percepções pessoais sobre certos produtos. Se duas colchas - uma produzida em grande escala na China e outra feita a mão nos Estados Unidos - estiverem em promoção na mesma loja, é mais provável que a colcha feita a mão seja mais cara e percebida como mais valiosa e desejada pelos consumidores, apesar de ambas possuírem a capacidade mantê-los aquecidos. Atitudes e conhecimento, sejam justificados ou subentendidos, influenciam fortemente as percepções pessoais dos consumidores sobre os produtos.

Classe social

Certos comportamentos de consumo, especialmente a popularidade de produtos de marca e o desejo de comprá-los, são alimentados pelas classes sociais. Alguns itens são percebidos como pertencentes a membros de determinadas classes. Os consumidores estão propensos a comprar itens que veem como parte de sua posição social ou que acreditam que irá elevar seu status social.

Cultura

Os consumidores podem ser levados a certos comportamentos pela cultura na qual pertencem. Alguns produtos podem ser vistos como normais em uma cultura e estranhos em outra. A origem étnica e as localizações geográficas desempenham um papel importante na cultura e no estabelecimento do comportamento cultural aceitável e inaceitável do consumidor.

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