Informações sobre a bandeira nacional da Alemanha

Escrito por anthony grahame | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre a bandeira nacional da Alemanha
A bandeira nacional da Alemanha (german flag image by A74.FR Ben Fontaine from Fotolia.com)

A bandeira nacional da Alemanha, conhecida como a Bundesflagge, passou por diversas mudanças durante a história política turbulenta do país. A atual bandeira alemã possui uma longa história, mas foi substituída e readotada em mais de uma ocasião. Tanto o design quanto as cores dela foram escolhidos devido ao seu significado tradicional e histórico.

Outras pessoas estão lendo

Bandeiras antigas

No período medieval, o Sacro Império Romano da Nação Germânica utilizava tanto um estandarte quanto uma bandeira de guerra. Esta era uma cruz branca em um fundo vermelho e foi utilizada durante as Cruzadas. O Sacro Império Romano também utilizava um estandarte imperial, que possuía uma águia preta com garras vermelhas em um fundo dourado. Entre 1871 e 1918, o Império Alemão utilizou uma bandeira tricolor em preto, branco e vermelho. Com a emergência do Partido Nazista na década de 1930, a bandeira nazista, com sua infame suástica, tornou-se a bandeira nacional do país.

A bandeira atual

A Bundesflagge, a atual bandeira nacional da Alemanha, foi oficialmente adotada em 1949. No entanto, essa não foi a primeira vez em que a bandeira foi utilizada, tendo sido usada antes por um breve período em meados do século XVIII, e novamente em 1919 pela República de Weimar. Esse período terminou em 1933, com a ascendência do regime nazista, e da suástica, ao poder. Na separação da Alemanha em Oriental e Ocidental, a bandeira foi utilizada por ambos os países, mas com a adição de um brasão à bandeira da Alemanha Oriental. Em 1990, após a queda do Muro de Berlim, a Bundesflagge tornou-se a bandeira oficial do país reunificado.

Significado

As cores da bandeira nacional alemã têm sido utilizadas desde a Idade Média. O estandarte do Sacro Império Romano utilizava as mesmas cores: preto, vermelho e dourado. Essas cores também foram utilizadas pelos soldados alemães que lutaram nas guerras napoleônicas. Os casacos pretos que formavam parte do uniforme de cada soldado possuíam detalhes vermelhos e botões dourados. As cores passaram a representar tanto a história da Alemanha quanto a reunificação do país.

Tipos

Existem três variações principais da bandeira nacional da Alemanha. A versão padrão, a bandeira nacional oficial, é a tricolor básica em preto, vermelho e dourado. O mesmo design é utilizado na Bundesdienstflagge, a bandeira do Estado, com a adição de um brasão no centro. Esse brasão, uma águia preta com garras e bico vermelhos, é a mesma encontrada no estandarte do Sacro Império Romano medieval. Uma terceira variação é a bandeira naval; esta é igual à bandeira do Estado, mas no formato de flâmula.

Uso

A bandeira alemã costuma ser utilizada para eventos do Estado e ocasiões esportivas. Um uso crescente da bandeira foi notado desde que a Copa do Mundo de 2006 foi realizada na Alemanha. Existem também inúmeros dias oficiais da bandeira no país. Nesses dias, ela deve ser hasteada oficialmente em todos os prédios públicos. Tais dias incluem o Dia Internacional dos Trabalhadores e o Dia da Unidade Alemã.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível