Informações sobre chumbo em batons

Escrito por laura agadoni Google | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Informações sobre chumbo em batons
Os batons contém vestígios de chumbo (lips image by DXfoto.com from Fotolia.com)

O chumbo é prejudicial aos humanos, e devemos nos esforçar para nos afastarmos desse elemento. Crianças com até seis anos de idade são mais vulneráveis ao envenenamento por chumbo. Por esse motivo é importante mantê-las afastadas de tintas com chumbo, por exemplo. Desde a década de noventa, alertas envolvendo chumbo em batons circulam em vários meios de comunicação e assustam as mulheres, de acordo com o Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. Esse medo cria a necessidade de informação sobre o chumbo nos batons.

Outras pessoas estão lendo

Lenda urbana

Em 2003, circulava um mito assustador em relação ao chumbo nos batons. Afirmava-se de que esse chumbo poderia causar câncer e que os batons que permanecem mais tempo nos lábios continham maiores quantidades de chumbo. As mulheres podiam supostamente detectar a presença do chumbo ao colocar um pouco de batom na mão e esfregá-lo com um anel de ouro. Se o batom se enegrecesse, ele continha chumbo.

Lenda urbana desmascarada

Assim como muitas outras lendas urbanas, pode haver alguma verdade nelas, e essa não foi uma exceção. Alguns batons realmente contêm chumbo, e alguns tipos de longa duração possuem mais chumbo do que outros, segundo informações da FDA. A verdade dessa lenda só vai até ai. Enquanto o chumbo é perigoso e pode levar ao envenenamento, podendo causar danos ao cérebro e sistema nervoso, problemas comportamentais, crescimento retardado, dores de cabeça, pressão sanguínea elevada, dores musculares e nas articulações e problemas reprodutivos; ele não causa câncer, de acordo com a Environmental Protection Agency (EPA) dos Estados Unidos. Quanto a capacidade de detectar o chumbo usando um anel de ouro, o site Snopes.com afirma que o ouro, assim como qualquer outro agente de teste, como a prata, cobre e estanho, deixam marcas quando esfregados contra qualquer material. Os agentes de teste é que deixam as marcas, e não o chumbo dos batons.

Regulamentos da FDA

A FDA regulamenta os cosméticos. Esse órgão permite níveis traço de chumbo nos corantes do batom, de acordo com o seu site. O FDA diz que os seus cientistas que analisaram o conteúdo total de chumbo nos batons o encontraram em todos os batons testados. Mas os níveis encontrados, que variam de 0,09 a 3,06 partes por milhão, estão dentro da quantidade segura. Nesse caso, o termo "partes por milhão" indica a quantidade de chumbo existente proporcionalmente em um milhão de partes examinadas.

Os batons são seguros

O FDA determinou que não há motivos para preocupações em relação ao chumbo nos batons, principalmente porque as mulheres não os ingerem, e se isso ocorrer, será em quantidades muito pequenas. Quando o batom é usado topicamente obedecendo os níveis considerados seguros pela FDA, então não há muitos motivos para preocupação, segundo esse órgão.

Os batons com os níveis de chumbo mais altos

O FDA continuará a avaliar o chumbo nos batons. Os achados de um estudo de 2009 desse órgão revelam que o Procter & Gamble’s Cover Girl Incrediful Lipcolor in Maximum Red contém a maior quantidade de chumbo entre os batons testados. O Revlon Colorstay Lipcolor in Red Velvet, da companhia Revlon, contém a segunda maior quantidade de chumbo. O Cover Girl Queen Collection in Ruby Remix possui o terceiro maior nível entre os batons testados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível