Instruções para um clube de leitura no ensino fundamental

Escrito por jillian o'keeffe Google | Traduzido por débora santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções para um clube de leitura no ensino fundamental
Os livros atraem muitas crianças pequenas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Apesar de sua energia ilimitada e curiosidade insaciável, as crianças ainda estão geralmente restritas aos seus ambientes imediatos de casa, escola e amigos. Os livros podem introduzi-las a mundos distantes e situações emocionantes, bem como fazer adições ao seu vocabulário. Um clube do livro na própria escola pode ser uma maneira útil para um professor alargar os horizontes infantis, enquanto desafia os processos de pensamento abstrato e o pensamento crítico. Os clubes de leitura no ensino fundamental inicial exigem uma disciplina comportamental normal, mas o professor não precisa procurar ativamente o envolvimento das crianças, já que enquanto estiverem felizes lendo, podem fornecer suas próprias opiniões sobre os livros.

Outras pessoas estão lendo

Local

Uma sala silenciosa com assentos confortáveis ​​é uma necessidade para um clube de leitura. Uma sala vazia é adequada e, se o espaço for escasso, o professor pode agendar o clube de leitura para antes das aulas da escola começarem.

Regras do grupo

Cada criança precisa conhecer as regras do clube de leitura para que fiquem calmas e tranquilas e possam se concentrar no livro. O líder do grupo deve ter lido os livros para que as crianças façam perguntas. Para uma sessão de leitura de uma hora, o líder pode gastar 10 minutos com informações sobre um novo livro e as crianças podem passar o resto do tempo lendo ou discutindo o livro que elas estão lendo ou que terminaram de ler.

Leitura sem pressão

Se uma criança está lendo um livro em particular, isso não é objeto de um clube de leitura. A definição do clube visa permitir que as crianças experimentem a alegria de ler, em vez de exercitar interpretações e compreensão de metáforas e analogias em suas mentes. Portanto, o líder do clube deverá promover cada livro como divertido e interessante, enquanto permite que as crianças escolham livros que elas acharem mais interessantes, a partir de mais de uma opção. Para reduzir a pressão, o líder deverá oferecer escolhas de alguns livros de cada vez e não apresentar uma longa e complicada lista que poderia deixar algumas crianças de fora pelo desafio. Quando vier a hora da discussão do livro, cada criança deve ser permitida a dar a sua própria opinião com riqueza de detalhes.

Recompensas

Algumas crianças apreciam construir sua própria biblioteca e querem manter seus livros favoritos para reler. Se a escola puder pagar, ou puder levantar o dinheiro com os pais das crianças do clube de leitura, a opção de cada criança levar para casa e manter os livros que ela gosta pode ajudar a incutir o gosto pela leitura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível