Instruções para drenagem postural e percussão

Escrito por michelle ullman | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções para drenagem postural e percussão
Drenagem postural e percussão ajuda na drenagem de secreções do pulmão (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Terapia de drenagem postural e percussão (DP & P) é um método de liberação de muco e secreções dos pulmões para que possam ser expelidos de forma mais eficaz. Normalmente utilizado em pessoas com fibrose cística, especialmente bebês e crianças, a DP & P conta com o posicionamento da criança em diferentes posições para maximizar a drenagem a partir de cada um dos cinco lobos dos pulmões, tocando, ou percutindo, nos pulmões com uma mão em concha ou copo de percussão de borracha.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Realize DP & P antes das refeições ou duas horas após. Sessões durante a manhã e antes de dormir são recomendadas, mas a terapia pode ser realizada com mais frequência se a criança for especialmente congestionada. Cada sessão pode durar de 20 a 40 minutos.

  2. 2

    Use uma toalha para cobrir a área a ser percutida. Não execute a percussão sobre a pele nua. Uma camiseta ou outras roupas macias é melhor. Nenhuma roupa apertada, botões, zíperes ou outras decorações rígidas ou joias devem ser usados. O cuidador não deve ter anéis ou joias em suas mãos.

  3. 3

    Toque com a mão ligeiramente em concha, com os dedos juntos. Sua mão deve fazer um som seco e oco como quando se bate levemente no peito, e não um som de batida forte. Há copos de borracha disponíveis para a realização de DP & D. Pergunte ao seu médico sobre como obter um se você não quiser usar a sua mão. A batida deve ser firme, mas não dolorosa. A batida correta é feita apenas sobre a caixa torácica.

  4. 4

    Sente a criança em uma superfície plana ou na cama, recostando-a contra os travesseiros para que ela esteja em um ângulo de 30 graus. Fique atrás da criança e percuta entre a clavícula e a parte superior do ombro de ambos os lados. Esse método faz drenar a parte de cima dos lobos superiores.

  5. 5

    Coloque a criança sentada e inclinada para a frente em um ângulo de 30 graus sobre um travesseiro dobrado. Fique atrás da criança e percuta a parte superior das costas dos dois lados. Esse método faz drenar a parte detrás dos lobos superiores.

  6. 6

    Deite a criança de costas no chão. Bata levemente entre a clavícula e a linha do mamilo em ambos os lados, evitando o esterno. Isso drena a frente dos lobos superiores.

  7. 7

    Coloque a criança em uma posição de forma que sua cabeça esteja mais baixa que os pés. Ajuste a mesa de drenagem se você estiver usando uma, ou use almofadas ou acessórios para levantar os pés a uma altura 30,5 centímetros acima da cabeça. A criança deve ficar do seu lado direito, girada ligeiramente para trás. Use um travesseiro para tornar essa tarefa mais fácil. Bata levemente fora da área do mamilo esquerdo. Esse procedimento drena o centro, ou língula, do pulmão esquerdo.

  8. 8

    Vire a criança para o lado esquerdo, e gire-a um pouco para trás. Use um travesseiro para tornar essa tarefa mais fácil. Os pés devem estar 30,5 centímetros mais altos que a cabeça. Toque fora da área de mamilo direito. Esse método drena o lobo médio do pulmão direito.

  9. 9

    Eleve os pés a uma altura 45,7 centímetros acima da cabeça. Coloque a criança em seu lado esquerdo com um travesseiro nas costas. Percuta sobre as costelas inferiores do lado direito. Ponha a criança do lado direito, com travesseiro nas costas. Percuta sobre as costelas inferiores do lado esquerdo. Esse método drena os lobos inferiores.

Dicas & Advertências

  • Sempre consulte o médico do seu filho para orientações.
  • Não bata na espinha, barriga ou peito.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível