Como interromper o crescimento de um joanete

Escrito por brendan mcguigan | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os joanetes são causados pelo crescimento de tecido ou osso na articulação onde o dedão encontra o pé. Esse bolsão pode ser incrivelmente macio e amolecer as áreas adjacentes no pé, bem como entortar o dedão e forçá-lo para cima do dedo vizinho. Os médicos não compreendem inteiramente a causa exata dos joanetes, também chamados de hálux valgo, mas acredita-se que seu desenvolvimento seja uma combinação de uma condição genética e de uso de calçado inapropriado que agrava o problema. Embora a cirurgia possa remover totalmente essa deformidade, é possível ajudar a retardar ou a interromper seu crescimento e aliviar muitos dos sintomas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Use suportes em arco ortopédicos. Muitas vezes, a formação de um joanete ocorre como uma resposta do corpo que acha que precisa de mais apoio e, de fato, esforça-se para formar um "sexto dedo". Os suportes em arco ortopédicos acomodam-se dentro dos sapatos e eliminam muito do estresse dos músculos do pé. Um bom arco de apoio, muitas vezes, pode impedir que o joanete cresça por completo e, ao longo do tempo, pode reduzir o inchaço significativamente.

  2. 2

    Massageie seus pés regularmente, ou consulte um profissional especializado em massagem para os pés. Ao longo do tempo, a tensão de um joanete provocará o acúmulo de tecidos moles na área afetada, o que faz com que o joanete cresça ainda mais. Massagear a área afetada com firmeza aumentará a circulação, diminuirá o inchaço e o crescimento de tecido moles.

  3. 3

    Troque seus calçados. Vá até uma loja especializada e peça ajuda para encontrar os sapatos que forneçam o apoio necessário e que melhor se ajustam a seus pés. O uso de sapatos apropriados juntamente com órteses ortopédicas costuma ser suficiente para parar cessar o crescimento dos joanetes. O podólogo ou o ortopedista também pode recomendar sapatos ortopédicos especialmente projetados para sua condição.

  4. 4

    Tente tratamentos com ultrassom. Converse com o médico ou fisioterapeuta para saber se você é um bom candidato para a ultrassonografia dirigida na área afetada. Essa é uma forma de tratamento não-invasivo altamente eficaz que pode diminuir a deformidade ou até eliminá-la completamente sem a necessidade de cirurgia.

  5. 5

    Explore terapias alternativas. Existem medicamentos homeopáticos e tratamentos de acupuntura especificamente destinados a tratar o crescimento de joanetes, a dor e a sensibilidade. Por exemplo, a homeopatia com calcárea fosfórica é usada para vários problemas ósseos e pode ser útil no tratamento de joanetes.

  6. 6

    Aplique compressas de gelo em seus pés regularmente para aliviar o inchaço. Faça isso, pelo menos, duas vezes por dia para obter resultados, principalmente após atividades, como caminhar por horas na calçada, o que agrava a condição.

Dicas & Advertências

  • Se todas essas alternativas falharem, pesquise as opções cirúrgicas. Embora geralmente sejam necessários de um a três meses para a recuperação total, elas são a maneira mais eficaz de curar os joanetes completamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível