Mais
×

Legumes e verduras utilizados na culinária italiana

Atualizado em 22 julho, 2017

A culinária italiana cresceu ao longo dos séculos, com raízes no século IV a.C. Mudanças significativas ocorreram com a descoberta do Novo Mundo e a introdução de itens como tomates e pimentões. Esses legumes tornaram-se itens básicos na culinária italiana. Outros legumes populares utilizados na culinária italiana incluem berinjela e abobrinha.

Os legumes e verduras são uma boa fonte de vitamina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tomate

Cultura italiana divide os tomates em duas classes: insalatari e Pomodori da salsa. Insalatari significa salada de tomate, que é consumido cru. Pomodori da salsa, por outro lado, são para cozinhar. Apesar de o tomate ter chegado em 1530 na Itália, acreditava-se que era tóxico, e por isso só usavam como decoração. Os tomates não foram consumidos até meados de 1700. Tomate é bastante colorido, saboroso e versatil, sendo portanto usado em abundância na culinária italiana. Os pratos conhecidos que contêm tomates são pizza e espaguete.

Tomates são bastante utilizados na culinária italiana (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Pimentão

A palavra italiana para pimentão é "peperone", e seu plural é "peperoni". Os pimentões adicionam cor, textura e doçura e tem um sabor distinto que combina bem com outros ingredientes italianos. Eles podem ser verdes, vermelhos, amarelos, laranjas, brancos, arco-íris e roxo. Os pimentões verdes são menos doces e um pouco mais amargos que o pimentão vermelho, o amarelo ou o laranja. O sabor do pimentão pode variar dependendo da armazenagem e da condição de crescimento. Comparados aos pimentões verdes, o pimentão vermelho tem mais vitaminas e nutrientes e contém o antioxidante licopeno. Uma delícia italiana tradicional é o pimentão recheado.

Pimentões italianos (Pixland/Pixland/Getty Images)

Berinjela

É difícil de imaginar a culinária italiana sem berinjela. A primeira referência à berinjela na Sicília é de 1309, e dezenas de variedades italianas da berinjela são cultivadas hoje. Melanza é a palavra italiana para berinjela. Esta pode ser adicionada à massa, grelhado, cozido, assado e ao recheio. A textura esponjosa da berinjela permite que se torne facilmente em sabor. A melanzane alla Parmigiana, ou berinjela com parmesão é um prato típico pela cozinha italiana.

Berinjela é um ingrediente típico da Itália (Eising/Photodisc/Getty Images)

Abobrinha

A abobrinha é popular e comumente usada na cozinha italiana. As abobrinhas podem ser verde escuro ou verde clara, com formato semelhante ao de um pepino. Quando usadas para cozinhar, as abobrinhas são colhidas quanto têm menos de 8 cm, quando as sementes ainda são suaves e imaturas. As abobrinhas são os legumes perfeitos do verão italiano. Ela pode ser servida grelhada, cozida, recheada, assada, cozida a vapor, frita ou como parte de outras receitas. Um prato italiano impressionante é a torta de abobrinha.

Torta de abobrinha: um prato italiano típico (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article