Como ler as sinalizações da pista de taxiamento do aeroporto

Escrito por robert morello Google | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ler as sinalizações da pista de taxiamento do aeroporto
As sinalizações da pista de taxiamento guiam as aeronaves para a pista de decolagem e chegando da mesma (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Os aviões seguem seu caminho do hangar ou portão para a pista de decolagem, e retornam ao longo de uma pista de taxiamento. Elas são marcadas com uma série de sinalizações e luzes destinadas a assegurar a segurança e circulação eficiente de cada aeronave enquanto estão em solo. Para ler as sinalizações da pista de taxiamento corretamente, é preciso entender o significado de vários símbolos e marcas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Localize a superfície pintada com marcas à partir de pista ou portão. Estas marcações são os limites da pista e diretrizes básicas a serem seguidas ao se locomover de um lugar para outro. A linha central da pista de taxiamento é indicada por uma linha branca única contínua, que pode ser fragmentada, de modo a não interferir com as outras marcações. As bordas da pista podem ser marcadas com linhas duplas amarelas para delimitar as fronteiras, linhas tracejadas amarelas para apontar a junção de duas pistas de taxiamento, ou uma série de blocos amarelos para determinar a área como inutilizável.

  2. 2

    Observe que a direção da pista e as sinalizações de posicionamento também estão pintados na superfície da pista de taxiamento. As sinalizações dizem ao piloto que caminho seguir para permanecer em uma determinada pista. Elas são colocadas à direita da linha de centro quando uma curva à direita se aproxima, e à esquerda para uma curva à esquerda. Os indicadores direcionais consistem em uma área amarela ao fundo enquadrando uma única letra preta e uma seta. Sinalizações de localização também possuem a superfície pintada, mas com um fundo preto e uma única letra em amarelo. Estas marcas indicam a pista em atividade e ficam posicionadas à direita da linha central. Os marcadores de posição geográfica aparecem ao longo da pista de taxiamento e consistem em um círculo branco cercado por um círculo preto, com um fundo central rosa e uma sequência de letras ou números em preto. Estas marcações são usadas para dar a posição do avião em condições de baixa visibilidade.

  3. 3

    Marcações e sinalizações de "Pare em posição de espera" ficam localizados em pistas e portões. Elas indicam onde o avião deve parar para ficar fora de perigo do tráfego da pista ou outra aeronave em taxiamento. Estas sinalizações são superficialmente pintadas e consistem em ao menos uma linha sólida seguida de uma ou duas fileiras de linhas tracejadas. As linhas tracejadas sempre ficam voltadas para o lado da pista. Os pilotos não devem permitir que qualquer parte de suas aeronaves ultrapassem essas linhas.

  4. 4

    É possível localizar as pistas de decolagem, portões e pistas de taxiamento, lendo as placas de partidas. Diversas direções são fornecidas por placas retangulares sinalizadoras na pista de taxiamento, incluindo destinos de partida e de chegada. As sinalizações de destino de partida fornecem números das pistas, posicionados à extremidade direita ou esquerda da placa indicando a direção. As placas de sinalização das pistas de taxiamento apontam a direção da pista com uma seta indicativa. Os destinos de chegada usam termos abreviados para indicar a localização dos terminais, hangares e instalações militares.

  5. 5

    Preste atenção as sinalizações de posição de espera. Estas sinalizações consistem em placas retangulares com o número da pista, seguido de termos abreviados, como "APCH-22", o que indicaria que a aproximação à pista 22 está à frente. A aeronave deve permanecer em espera até que a permissão para prosseguir seja concedida pela torre de controle, ou correria o risco de atravessar o caminho de outra aeronave.

Dicas & Advertências

  • Use fichas de estudo para ajudar a memorizar e reconhecer as marcações da pista de taxiamento e sinalizações.
  • Nunca tente operar uma aeronave de qualquer espécie sem o treinamento adequado e licenciamento. Se não souber como ler, ou o significado das sinalizações e marcações da pista de taxiamento estejam pouco claros, não prossiga. Passe um rádio para a torre e aguarde instruções.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível