Lições dominicais sobre a Santíssima Trindade

Escrito por lisa maire | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lições dominicais sobre a Santíssima Trindade
A Santíssima Trindade é um importante conceito na Bíblia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Na fé cristã, a Santíssima Trindade representa Deus como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ela é comemorada na igreja no domingo da Trindade, o oitavo domingo após a Páscoa. Esse domingo é celebrado por católicos e protestantes, e a festa e seus significados costumam ser ensinados na escola dominical. O conceito abstrato pode ser difícil para algumas crianças compreenderem, mas várias atividades podem ser utilizadas para ajudá-las a compreendê-lo plenamente.

Outras pessoas estão lendo

A pirâmide da Trindade

Criar uma pirâmide para ajudar a ilustrar a ideia da Santíssima Trindade pode ser uma maneira eficaz de ensinar às crianças este conceito abstrato. Faça as crianças desenharem, ou ajude-as a desenhar, e depois corte um pedaço de cartolina ou papelão com um quadrado no centro e um triângulo em cada lado do quadrado. A forma deve se parecer com uma cruz de hastes pontudas. Em um triângulo escreva "O Pai", com a imagem de um trono, em outro escreva "O Filho", com uma cruz, e no outro escreva "O Espírito Santo", com uma pomba. No quarto e último triângulo, escreva o versículo de Mateus 28:19 que descreve a Santíssima Trindade. Quando as crianças acabarem de desenhar e escrever, faça-as dobrarem e juntarem os triângulos acima do quadrado, de maneira que as pontas dos triângulos apontem para dentro. Segure dois dos triângulos e cole ou passe a fita nas barras. Repita a operação em todos os lados para criar uma pirâmide.

Ovos

Ovos cozidos são uma boa maneira de demonstrar o conceito da Santíssima Trindade para os estudantes da escola dominical, principalmente se você estiver ensinando perto da Páscoa. Ferva ovos suficientes para o número de alunos na classe. Deixe que as crianças usem corantes de ovos para tingir as as suas cascas, ou deixe-as decorá-los com lápis cera e adesivos. Uma vez que os estudantes decoraram os ovos, pegue uma faca de serra e corte um ovo ao meio. Peça às crianças que lhe digam que partes elas veem, esperando que elas apontem a casca, a gema e a clara. Use o ovo como uma metáfora para explicar que a Santíssima Trindade, como o ovo, tem três partes que formam um conjunto, assim como a Trindade tem três partes que formam um Deus.

Trevos de três folhas

Use um trevo de três folhas para mostrar aos estudantes da escola dominical como as três folhas são partes distintas que, juntas, formam um trevo. Leve os alunos a um campo próximo, encorajando cada criança a encontrar o seu trevo de três folhas. Faça as crianças se sentarem e ouvirem a história da Santíssima Trindade e mostre-lhes como cada folha corresponde à uma parte dela. Explique-lhes que as folhas não ficam de pé sozinhas, que elas precisam ficar juntas para formarem um trevo. Faça os estudantes puxarem uma folha do trevo para demonstrar como a Santíssima Trindade fica incompleta sem todas as três partes.

Caças ao tesouro

As crianças sempre gostam de caça ao tesouro, já que elas podem se levantar e explorar durante o horário da aula. Faça os estudantes procurarem em volta da sala ou em um espaço aberto por formas triangulares, trevos ou outros símbolos que você ache que poderiam representar a Trindade. Assim que cada criança conseguir pelo menos um item, faça-as compartilharem com a classe e explicarem como esse item se relaciona com a Santíssima Trindade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível