Lições sobre o Renascimento para alunos do segundo ano do ensino médio

Escrito por natalie smith | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lições sobre o Renascimento para alunos do segundo ano do ensino médio
As pinturas de Michelangelo são exemplos de arte renascentista (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Segundanistas no ensino médio são capazes de aprender sobre vários aspectos de um período histórico em particular, como o Renascimento. O Renascimento é uma era rica para se explorar, porque conduziu mudanças intensas nas artes, na literatura, na filosofia e, até mesmo, na sociedade. Você pode explorar um ou mais destes elementos renascentistas com seus alunos através de aulas e trabalhos.

Outras pessoas estão lendo

Literatura

Muitas escolas apresentam a literatura renascentista como conteúdo do segundo ano. Os alunos podem se surpreender com temas sociais atuais sendo discutidos em textos do Renascimento. Por exemplo, "As you like it" (traduzido como "Como gostais"), de Shakespeare, ou "Edward II", de Marlowe, envolvem questões sobre a homossexualidade. Peça para que os alunos comparem a discussão destas questões na visão do autor com preocupações contemporâneas acerca delas. Por exemplo, peça aos alunos que explorem como as personagens na peça ou livro renascentista reagiam à pobreza em comparação a como as pessoas reagem na modernidade.

Arte

A arte renascentista continua influenciando a arte contemporânea de várias formas. O uso de cores e luz, uma preocupação renovada com o realismo quando retratando a anatomia humana, ainda podem ser vistos em vários tipos de pintura e escultura nos dias de hoje. Os estudantes podem identificar estas conexões escolhendo seu exemplo favorito de arte do Renascimento e encontrando arte dos séculos XX ou XXI que tenham semelhanças com ele. Por exemplo, estudantes podem comparar dois trabalhos em termos de seu tratamento com a forma humana, seu uso de cor ou sua técnica.

Filosofia

O Renascimento foi um tempo de renovação dos interesses na filosofia clássica grega e o nascimento de novas escolas de pensamento filosófico, como a escola naturalista. Alunos do ensino médio podem aprender os fundamentos de uma amostra de cada uma destas escolas e aplicar o pensamento a formas modernas de pensar. Por exemplo, a escola de pensamento naturalista dizia que o mundo natural era digno de estudo porque Deus o criou. Estudantes podem comparar esta lógica pela ciência e estudo da natureza com motivos modernos para se estudar biologia e medicina.

Negócios e sociedade

Várias práticas comerciais tiveram suas raízes no Renascimento. Isto inclui o uso de mecenas para ajudar os artistas a ganharem reconhecimento, e o nascimento de pequenos negócios e da classe comerciante. Os alunos do segundo ano podem estudar uma classe de pessoas em particular, como um pequeno homem de negócios ou um comerciante rico, e fazer uma apresentação para a classe sobre o trabalho, o estilo de vida e a importância destas pessoas para a comunidade. Isto vai ajudar os estudantes a aprenderem sobre a vida no período renascentista, como ela se diferencia da vida moderna e como ela moldou a sociedade e a economia modernas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível