×
Loading ...

Como lidar com uma criança teimosa

Atualizado em 22 julho, 2017

Lidar com crianças teimosas pode ser enfadonho, repetitivo e frustrante. No entanto, se tratada corretamente, a teimosia pode ser transformada em uma vontade forte. Todas as crianças são diferentes na forma como reagirão à disciplina, assim como todos os pais são diferentes nas formas que criam e ensinam os seus filhos. Pode ser difícil para os pais lidar com isso; às vezes sentem vontade de gritar e disparar punições, mas se eles puderem manter a cabeça fria, podem transformar a atitude da criança em algo que pode realmente ajudá-la quando adulta.

Instruções

Ensinar uma criança a não ser teimosa pode ser uma tarefa difícil e demorada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Converse e ouça a criança teimosa. As crianças que têm um bom relacionamento com seus pais estarão mais propensas a discutir um acordo ou até mesmo ceder às questões de um pai sobre o comportamento dela.

    Loading...
  2. Mantenha a calma. A teimosia da criança não é o momento de "combater fogo com fogo". Crianças persistentes tornam-se ainda mais teimosas se o pai gritar com elas ou falar com elas sarcasticamente. Tente se lembrar que a teimosia é natural e acontecerá de uma forma ou de outra.

  3. Ensine seus filhos a tratar os outros como eles querem ser tratados. Mostre ao seu filho que a única maneira de conseguir o que quer é dando aos outros o que eles desejam. Isso será mais fácil de mostrar fazendo-o dividir os brinquedos com outra criança que tenha brinquedos que ele gostaria de brincar. Isso dará à criança uma compreensão de partilha e a mentalidade de dar e receber.

  4. Permita que a criança seja parte da solução. Fale com ela e tente ajudá-la a perceber exatamente sobre o que ela está sendo teimosa e se há alguma maneira de conseguir o que quer, mesmo que isso signifique fazer algo que ela não deseja.

  5. Elogie o bom comportamento do seu filho. Uma maneira de ter certeza que ele se lembra das aulas de não ser teimoso é fazer questão de mostrar o quão orgulhoso você está e quão bem ele está se comportando. Você pode recompensá-lo se ele fizer algo que normalmente o faria ter um acesso de raiva e birra.

  6. Explique as consequências. Não puna a criança vigorosamente. Se ela for punida fisicamente, isso é tudo o que ela se lembrará. Certifique-se de que a criança esteja aprendendo o que acontecerá se o comportamento dela não mudar.

Loading...

Dicas

  • Seja paciente. Ensinar seu filho a não ser teimoso é um processo longo e tedioso.

Referências

Loading ...
Loading ...