Mais
×

Como lidar com um manipulador

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Manipuladores buscam uma coisa: controle. Qualquer um pode ser manipulador ou manipulado: pais, amantes, esposas, amigos, crianças, empregados ou empregadores. Já que qualquer relacionamento que envolve manipulação está destinado a problemas, você precisa reconhecer e lidar com um manipulador para sua própria saúde mental e emocional.

Instruções

Lide com um manipulador
  1. Identifique comportamentos manipuladores. Manipuladores são muito bons no que eles fazem: controlar os outros. Suas táticas variam, mas o objetivo é sempre que o manipulado faça o que o manipulador quer. Comportamentos manipuladores podem incluir ameaças, elogios, culpá-lo ou humilhá-lo. Eles podem fazer-lhe ficar imaginando coisas por alternar comportamentos de afeto excessivo, charme, frieza e raiva. Se você muitas vezes se sente estressado e culpado lidando com alguém, pode estar envolvido em um relacionamento manipulativo.

  2. Procure os jeitos no qual o manipulador o tem nas mãos. Liste coisas que você fez ou não fez para agradar o manipulador e como você se sentiu na hora.

  3. Entenda quais táticas o manipulador está usando. Por exemplo, se você é uma pessoa que se entrega e cuida, um manipulador pode sugerir que você é frio e egoísta se começar a resistir aos seus esquemas.

  4. Pare de dar desculpas pelo manipulador. Se você culpa o comportamento manipulador às suas inseguranças ou infância triste, saiba que tais desculpas são parte essencial de sua estratégia manipulativa. Desconfie de quem sempre se faz de vitima.

  5. Rejeite "ofertas" de ajuda, dinheiro, tempo, etc. Para um manipulador, sempre vai existir "compensação". Manipuladores usam "presentes" que eles para pegar algo de você.

  6. Afirme-se. Diga não a pedidos manipulativos calma e racionalmente.

  7. Estabeleça e mantenha limites. Você deve distanciar-se emocionalmente para lidar com os comentários e comportamentos manipulativos. Cultive o desprendimento e considere isto como um necessário "duro amor".

  8. Desafie mentiras e meias verdades. Use lógica em vez de emoção para retrucar. Se necessário, termine a batalha por "concordar em discordar". Mantenha sua posição. Esteja preparado para repetir muitas vezes até que o manipulador recue.

  9. Prepare-se para o manipulador escalar seu comportamento. O manipulador não vai ceder controle sem uma briga. Você vai escutar que é mau e o quão sentido ele está por seu comportamento insensível. O comportamento do manipulador pode ficar pior que nunca ou ele pode desistir totalmente. Mantenha-se firme, não fique na defensiva nem morda a isca.

  10. Veja como o manipulador responde as mudanças que você fez. Algumas pessoas enxergam os erros cometidos e começam a apreciar os benefícios de uma relação mais equilibrada.

Dicas

  • Se o manipulador é alguem que trabalha com você, é possível considerar mediação da gerência e/ou dos Recursos Humanos para lidar com estes problemas.

Aviso

  • Enquanto alguns manipuladores percebem os erros cometidos depois que você força a mudança, outros não. Eles tentam achar novas maneiras de afetá-lo. Depois de quebrar o ciclo de manipulação, você deve decidir se estará mais feliz com ou sem a relação em questão. Também perceba que o manipulador pode decidir sair do relacionamento. Ele pode sair em busca de uma nova vitima depois que perceber que não mais controla você. Se você tem medo que o manipulador lhe cause danos físicos, evite confrontos diretos, retire-se junto a eventuais espectadores como crianças para um local seguro e pare todo o contato.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article