Como lidar com o medo do escuro

Escrito por kelly smith | Traduzido por larissa frança
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Como lidar com o medo do escuro
Um abajur pode ajudar os indivíduos a lidar com o medo do escuro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A nictofobia, ou medo do escuro, leva os indivíduos a perceberem perigo e sentir ansiedade em espaços escuros, compelindo-os a dormir com uma luz acesa ou evitar sair à noite. Apesar do medo do escuro poder afetar uma pessoa de qualquer idade, é mais comum em crianças pequenas, que não podem distinguir ainda a fantasia da realidade. Na maior parte dos casos, a nictofobia pode ser rapidamente superada com o apoio adequado.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Crianças

  1. 1

    Converse com seu filho sobre o medo dele do escuro e escute atentamente o que ele tem a dizer. Explique que o medo é normal e temporário. Isso irá ajudá-lo a sentir-se seguro e reforça a ideia de que você entende o que ele está passando.

  2. 2

    Permaneça paciente e calmo quando lidar com o medo do escuro do seu filho. Não exagere a situação, provoque a criança ou considere o medo como "tolo". O medo dela é real, mesmo que o objeto não seja.

  3. 3

    Evite falar com crianças que um monstro, como o bicho-papão, irá pegá-los se não se comportarem. Os mais jovens acreditam em monstros e não podem distinguir declarações como essa como uma piada.

  4. 4

    Limite o que seu filho pode assistir a opções que sejam apropriadas para a idade dele. As imagens das notícias, programas para adultos e crianças mais velhas e até mesmo desenhos direcionados a essas últimas podem ser perturbadores para os pequenos. Os livros devem também ser escolhidos de acordo com a idade para evitar imagens e assuntos assustadores.

  5. 5

    Estabeleça uma rotina para a hora de dormir relaxante para o seu filho. Evite a televisão e livros estimulantes. Em vez disso, leia uma história calmante, coloque uma música suave ou passe tempo conversando calmamente com ele.

  6. 6

    Evite dar credibilidade ao medo do escuro do seu filho. Por exemplo, em vez de dizer a ele que procurará no armário ou embaixo da cama por monstros, mostre que ele que somente os pertences dele estão nesses lugares.

  7. 7

    Forneça itens seguros ao seu filho. Eles podem incluir um cobertor favorito ou brinquedo ou abajur. Os itens de segurança ajudam a criança a sentir-se fortalecidas a enfrentar os medos.

  8. 8

    Fale com o médico do seu filho se o medo durar por mais que algumas semanas apesar dos seus esforços para ajudá-lo a superá-lo. Informe ao doutor de quaisquer situações ou acontecimentos que possam ter influenciado esse medo, tais como o divórcio, a morte de um ente querido ou animal de estimação, uma mudança ou nascimento de um novo bebê.

    Adultos

  1. 1

    Aprenda sobre a nictofobia. Um entendimento da fobia é um passo importante na superação dela. A informação sobre esse problema e seus tratamentos estão disponíveis online, veja as seções de Referências e Recursos.

  2. 2

    Identifique causas potenciais para o seu medo do escuro. Elas podem incluir acontecimentos importantes na sua vida, tais como a perda de um ente querido, medo de um evento violento, como uma invasão, ou ansiedade causada por um livro ou filme assustador. Determine se esses medos são baseados na lógica.

  3. 3

    Pratique técnicas de relaxamento, tais como exercícios de respirar fundo ou meditação. Use essas habilidades para relaxar quando começar a sentir-se ansioso em um espaço escuro.

  4. 4

    Estabeleça uma rotina noturna relaxante. Evite programas de televisão e livros que contenham material perturbador. Em vez disso, foque-se em atividades que lhe acalmem e relaxem, tais como orações e meditação, escutar música suave ou tomar um banho quente.

  5. 5

    Fale com seu médico ou profissional de saúde mental se o seu medo não melhorar com as mudanças no estilo de vida. Um médico pode avaliar sua condição e recomendar opções de tratamento, tais como terapia de exposição ou medicamentos ansiolíticos.

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